Ciclone extratropical se intensifica e rajadas de vento podem chegar a 110 km/h

Um ciclone extratropical se intensifica em direção ao Rio Grande do Sul, e o Estado pode registrar rajadas de até 110 km/h, entre terça-feira (17/5) e quarta-feira (18/5). As rajadas de vento sopram com forte intensidade em boa parte do Estado, especialmente na faixa Leste, deixando o mar agitado.

De acordo com a Sala de Situação, a umidade poderá causar chuva nas maiorias das regiões gaúchas, podendo ser pontualmente forte entre a região Sul e a Região Metropolitana. Também não se descarta a ocorrência de chuva congelada em pontos isolados e de neve nos Campos de Cima da Serra.

A previsão é de que o olho do ciclone Yakecan atinja o litoral sul no final da tarde desta terça-feira (17). Já no início da noite, o leste de Pelotas e Rio Grande deverão estar no centro da tempestade e, já por volta das 23h, o vento intenso do centro da tempestade estará na grande Porto Alegre.

Na madrugada de quarta (18/5), as chuvas pontualmente fortes e as rajadas intensas continuam na faixa Leste, mas gradualmente perdem intensidade, com o deslocamento do sistema para Santa Catarina. A tendência é que o tempo estável volte a atuar na quinta (19/5).

O Estado pode registrar temperaturas baixas ao longo da semana, com previsão de temperaturas mínimas de 3 °C na Serra e 9 °C na região da Campanha.

A Defesa Civil recomenda atenção especial às comunidades em situação de vulnerabilidade social, idosos, enfermos, crianças e animais domésticos.

Até o momento, as aulas foram suspensas em escolas de 23 cidades da rede estadual de ensino. Além disso, dez prefeituras anunciaram a suspensão das atividades escolares na rede municipal, incluindo Porto Alegre.