Polícia Civil desarticula esquema de lavagem de dinheiro de R$ 10 milhões por meio de jogos de azar

A Polícia Civil deflagrou, na última quarta-feira (03), a operação Fortuna em três estados brasileiros, com o objetivo de desarticular um esquema de lavagem de dinheiro que envolvia a exploração de jogos de azar em diversos municípios gaúchos. Segundo as autoridades, o esquema movimentou cerca de R$ 10 milhões.

Ao todo, foram cumpridos 57 mandados em Porto Alegre, Esteio, Canoas, Gravataí, Viamão, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Pelotas, Passo Fundo, Torres e Tramandaí, no Rio Grande do Sul, além de Passo de Torres e Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e São Paulo. Entre os mandados, 42 foram de busca e apreensão em 17 cidades dos três estados.

De acordo com o delegado Guilherme Calderipe, responsável pela investigação, as suspeitas começaram em novembro de 2021, a partir da identificação de uma mulher como suposta responsável por liderar o esquema milionário de exploração de jogos de azar, iniciado em Gravataí e que se expandiu por todo o RS. Ao todo, 26 pessoas são investigadas.

Além dos mandados de busca e apreensão, a operação resultou no sequestro de quatro imóveis, na busca e apreensão de quatro veículos de luxo e da lancha utilizada pelos envolvidos no esquema. Seis contas bancárias também foram bloqueadas.

Segundo as autoridades, o esquema funcionava por meio da exploração de jogos de azar em diferentes estabelecimentos, como casas noturnas e bingos. O dinheiro arrecadado era depositado em contas bancárias de integrantes do grupo criminoso, que realizavam saques em valores fracionados para dificultar a identificação do esquema.

A Polícia Civil informou que continuará as investigações para identificar outros envolvidos no esquema e possíveis ramificações criminosas em outros estados brasileiros.

Fonte: Rádio Uirapuru