Escola Castelo Branco implanta sistema de cultivo por Aquaponica
A Escola Municipal Castelo Branco, localizada na linha Mambuca, interior do município de Condor, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura, está implantando na unidade escolar a criação de um sistema de Aquaponia, que combina a produção de vegetais sem solo com a produção de organismos aquáticos (peixes). Os repórter Claudio Dias e Renato Bueno, foram acompanhar como funciona o projeto.
De acordo com o coordenador do projeto, Professor Tiago Müller, a Horta Aquaponica, como pode ser chamada, promove a criação de peixes associado ao cultivo de hortaliças, podendo economizar até 95% de água em relação à agricultura convencional. “Se trata de um sistema fechado com o propósito de atender a comunidade escolar com uma alimentação saudável”.
A Aquaponia vem de encontro ao trabalho de sustentabilidade que é desenvolvido no educandário como, por exemplo, a Meliponicultura; criação racional das abelhas sem ferrão. “O projeto é bacana, quando a gente gosta do que faz, abraçamos e os transformamos. Estamos avançando, e agora montamos o sistema de Aquaponia além da horta convencional, agora teremos os peixes”, conclui o coordenador Tiago.
Elaborado pelo Tiago, diretora Jacira, coordenadora Silvane, professores(as) e alunos, a iniciativa encampada e implantada pela Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, além de produzir alimentos, será uma sala de aula a céu aberto, para exploração de todos os professores e alunos da unidade escolar, que é uma Escola Campo, também, despertará na comunidade local o empreendedorismo.