Chegada da primavera: Setembro terá dias mais quentes e risco de chuva forte

*Conforme o Inmet, são esperados de 50mm a 75mm acima da média histórica na porção que divide o noroeste e o nordeste do Estado

Setembro começa nesta segunda-feira (1º) com previsão climática de acumulados de chuva acima daquilo que se tem como normalidade para o mês. Volumes expressivos são esperados já na primeira semana, principalmente na metade Centro-Sul. Com a proximidade da primavera, que começa às 15h19min do dia 22, outro destaque previsto para o período é o aumento gradual da temperatura, mesmo que o calor apareça intercalado com dias mais frios. Por conta do contraste térmico e da ação de diferentes sistemas meteorológicos, também há chance de uma maior ocorrência de temporais.

*Acumulado acima da média

A previsão climática para o mês indica que o acumulado de chuva ficará acima da média, com destaque para a porção que divide o noroeste e o nordeste do Rio Grande do Sul, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  Nessa área, que abrange municípios como Guaporé, Soledade e Lajeado, historicamente, os volumes totais variam entre 140 milímetros e 180mm, podendo chegar aos 220mm em alguns pontos. Conforme estimativa do órgão federal, são esperados cerca de 50mm a 75mm a mais de chuva em setembro. A maior quantidade de chuva é esperada na primeira quinzena, com volume expressivo já na primeira semana, pontua o meteorologista Fábio Rocha, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Esse cenário será potencializado pelo contraste térmico com a passagem de novas frentes frias e o aumento do fluxo de calor vindo do interior do país. 

Na sequência, a precipitação ganha destaque na região mais ao norte do Estado. Conforme a Climatempo, o prognóstico é de que a chuva retorne no final do mês, com risco de ser forte e com queda de temperatura acentuada, diante da passagem de uma nova massa de ar frio de origem polar de moderada para forte intensidade. GZH.

Deixe um comentário