Crescem os casos de golpes aplicados por falsos advogados em Panambi
Advogados de Panambi informaram que muitos clientes tem comparecido em seus escritórios para denunciar que foram alvo deste tipo de crime. Alguns tiveram prejuízos financeiros,
Em um dos casos, a vítima registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Policia informando que, acreditando se tratar mesmo do seu advogado repassou R$ 50 mil via PIX. Após descobrir que se tratava de golpe entrou em contato com o seu banco na tentativa de estornar o valor. Não há confirmação se ele conseguiu recuperar ou não dinheiro.
No entanto, a informação é de que clientes de vários escritórios de advogados também foram alvo deste tipo de crime, e alguns tiveram prejuízos financeiros No entanto, até o fechamento desta edição, eles não havia efetuado registro da ocorrência nos órgãos de segurança.
Os golpistas monitoram sistemas judiciais em busca de processos com liberação de valores pendentes, como precatórios ou indenizações. Em seguida, entram em contato via WhatsApp ou ligação, apresentando-se como advogados, representantes de escritórios ou funcionários de tribunais, e forjam documentos oficiais. Para liberar o suposto crédito, exigem o pagamento antecipado de “custas” ou “taxas” via Pix para contas de terceiros.
Advogados de Panambi contatados pela Redação da Sulbrasileira informaram que, o Poder Judiciário não utiliza PIX ou boletos bancários para liberar valores. “O pagamento do processo judicial, ele é depositado em juízo e após o depósito em juízo, é gerado o alvará de pagamento”. A vítima só recebe o dinheiro por meio desse alvará. A recomendação final é nunca clicar em links nem fazer pagamentos sem antes confirmar diretamente com o advogado, de preferência por um número que o cliente já tenha salvo.
