Covid-19: Baixa adesão ao esquema vacinal em Panambi preocupa Secretaria de Saúde
A equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fez um levantamento junto a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do município e constatou que tem armazenado o quantitativo de 2.720 doses da vacina contra a Covid-19.
A pedido do prefeito Daniel Hinnah está sendo feita a divulgação e estímulo para que a população complete o esquema vacinal, já que em Panambi, assim como no restante do mundo, as campanhas de vacinação reduziram drasticamente os índices de contágio, internação e óbitos.
A grande preocupação é que estas doses armazenadas tem data de validade, ou seja, estarão em breve vencendo, caso não sejam utilizadas deverão ser descartadas, o que além do desperdício de recurso público, demonstram a falta de adesão de uma parcela significativa da comunidade que infelizmente não buscou a dose de reforço, disponibilizada.
Cabe lembrar que, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o esquema vacinal primário é aquele que contempla duas doses contra a Covid-19, já o esquema vacinal completo/atualizado no caso de adultos (18 anos ou mais) além das duas doses ou dose única (da vacina Janssen), também deve ser administrada a dose de reforço no prazo oportuno do intervalo de 4 meses após aplicação da 2ª dose. Com exceção dos adolescentes (12 a 17 anos) e crianças (5 a 11 anos) cujo esquema vacinal é considerado completo quando receberam as duas doses. Também os idosos acima de 60 anos já tem o direito de buscar a 4ª dose , a contar do intervalo de 4 meses da administração da 3ª dose.
A preocupação externada pela SMS, confirma-se uma vez que 30% dos profissionais de saúde não fizeram a dose de reforço. Este percentual aumenta quando se tratam dos profissionais da educação, sendo que 57% destes profissionais ainda não buscaram completar o esquema vacinal. Outra situação que deve ser observada é que apenas 41% das crianças de 5 a 11 anos fizeram a 2ª dose, ou seja, completaram o esquema vacinal indicado para esta faixa etária.
A SMS apresenta no quadro abaixo a situação atual das doses administradas no município, confirma-se que o percentual (38,90%) da dose de reforço está abaixo do índice estadual, que está em 57,78% e no Brasil o percentual está em 56,39%, isto considerando a população vacinável 18 anos ou mais.
Portanto, a Administração Municipal através da SMS, convoca as pessoas que ainda não fizeram a sua dose de reforço, que façam o mais possível, respeitando evidentemente o intervalo de 4 meses.
Para o Prefeito Daniel Hinnah e o Secretário Romário Heitor Malheiros, é imprescindível que a comunidade atenda o chamamento para proceder a imunização, pois assim será possível continuar sem internações hospitalares, bem como evitar óbitos, sendo que nos meses de abril e maio não ocorreram óbitos em Panambi, lembrando que, infelizmente, nossa cidade contabilizou 137 óbitos, decorrentes da Covid-19.