Prevenção ao Câncer de Boca tem ação da Secretaria de Saúde no “Maio Vermelho”

Texto e foto: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Panambi

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da Coordenadoria de Atenção Primária, sob responsabilidade da farmacêutica Amelus N. Hartemink, realizou uma ação no dia 31 de maio, dia destacado como o dia Estadual de prevenção ao câncer bucal e dia mundial sem tabaco.

A iniciativa teve a participação dos dentistas da rede pública do município de Panambi, os quais realizaram exames na população, prestaram informações de como realizar o auto-exame e também orientaram sobre o tabagismo e suas conseqüências para a saúde bucal, bem como para a saúde de uma forma geral.

O Câncer Bucal é uma doença de alta prevalência, sendo o 5º tipo de câncer mais comum entre os homens. Também possui alta taxa de mortalidade, cerca de 50%. A principal causa da doença é o TABAGISMO, que quando associado a outros fatores, como o hábito de ingerir bebidas alcoólicas com frequência, aumenta significativamente as chances de desenvolver a doença.

De acordo com as estatísticas mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), morrem todos os anos aproximadamente 5,4 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabagismo. Além do câncer de pulmão e garganta (os mais comuns), o tabaco ainda pode causar outras consequências desagradáveis, como a queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amarelados, dificuldades respiratórias, redução da expectativa de vida, entre outros efeitos danosos.

Cerca de R$ 125 bilhões são gastos dos cofres públicos anualmente para cobrir despesas com doenças causadas pelo cigarro. Esse custo equivale a 23% do que o Brasil gastou, em 2020, com o enfrentamento à Covid-19, conforme o Ministério da Saúde (MS).

O Prefeito Daniel Hinnah e o Secretário Municipal de Saúde Romário Heitor Malheiros, acompanhados da Coordenadora Amelus, estiveram prestigiando a ação desenvolvida na Praça Engenheiro Walter Faulhaber e enalteceram a iniciativa, agradecendo a dedicação dos profissionais dentistas, que apesar do frio intenso, passaram o dia envolvidos e comprometidos com a ação.

Panambi

saúde #MaioVermelho

cuidardaspessoas