Vacinação contra gripe é ampliada para toda população a partir de 6 meses em Panambi
Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde permitiram ampliar a vacinação para toda a população, enquanto tiverem doses disponíveis
Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Panambi
A partir desta segunda-feira (6) a vacinação contra a gripe estará aberta a toda população a partir dos seis meses de idade em Panambi.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica recebeu a Resolução nº 187/22 – CIB/RS, de 3 de junho, assinada pela Sra. Arita Bergmann, Secretária Estadual de Saúde e Presidente da Comissão Intergestores Bipartite/RS, na qual autoriza ampliar a vacinação contra a gripe (influenza). A justificativa da decisão de antecipar para toda população está baseada na grande incidência no estado de vários vírus respiratórios, com isso lotando e sobrecarregando os serviços de saúde públicos e privados, além do período de sazonalidade da gripe (influenza) e a maior probabilidade de desenvolvimento de complicações e internações nos grupos mais vulneráveis, somada à baixa procura pelas coberturas vacinais na Campanha, pelos grupos prioritários até o momento.
Com o objetivo de oportunizar aos trabalhadores que têm dificuldades de, no horário normal de atendimento das ESFs, de fazer sua imunização, a Secretaria da Saúde estará disponibilizando um horário estendido de atendimento na próxima quarta-feira (8) das 17 até às 20h, somente na ESF Centro, localizada na rua Otto Kepler nº 500, bairro Nossa Senhora de Fátima, ao lado do Centro de Especialidades.
No Rio Grande do Sul, até o momento, 1.912.279 de pessoas já se vacinaram contra a doença. A cobertura vacinal entre os grupos que se tinha uma meta de vacinação de 90% (crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores), é ainda inferior a 50%.
O Secretário Municipal de Saúde, Romário Heitor Malheiros e o Prefeito Daniel Hinnah, avaliam como positiva a decisão de ampliar para toda a população, uma vez que a adesão dos grupos prioritários ficou bem abaixo da expectativa, bem como os serviços de saúde do município estão sobrecarregados em virtude das síndromes gripais.
Cabe lembrar que a vacina contra a gripe (influenza) está disponível em todas as ESFs, nos horários de atendimento destas unidades de saúde.