Polícia Civil de Ijuí desmantela organização criminosa vinculada a facção que praticava extorsões em empresários

Em operações realizadas no final do mês de maio e ontem, a Polícia Civil de Ijuí desmantelou uma organização criminosa vinculada à facção que praticava extorsões em empresários.

De acordo com os delegados Gustavo Rodrigues Arais titular da DRACO e Maurício Arlei Posselt titular da DP, no dia 31 de maio foram presos em flagrante delito, no Bairro Ferroviário, em Ijuí, uma dupla de homens que tentaram extorquir um indivíduo em seu estabelecimento nos seguintes termos: deram prazo até às 17h para ele pagar 5 mil reais sob pena de ser morto e ter o local incendiado.

Ambos presos eram de Ijuí, um com 22 anos de idade e antecedentes criminais por tráfico de drogas, porte de arma e posse de drogas e o de 20 anos ostentava ficha penal por tráfico de drogas, associação para o tráfico de entorpecentes, organização criminosa, lesão corporal e ameaça.

Se apurou que estes 2 presos foram juntamente com os comparsas em 3 outros estabelecimentos com o mesmo “modus operandi”: uma mulher e alguns homens levavam um aparelho de telefone celular e o líder/mandante dentro da casa prisional de Montenegro fazia as ameaças em vídeo-chamada, aterrorizando as vítimas.

Após varias diligências investigatórias se comprovou que o mandante das extorsões é um apenado de Porto Alegre, com 33 anos de idade, recolhido na Penitenciária Modulada de Montenegro, ostentando de passado criminal 2 homicídios qualificados, 3 tráficos de drogas, 2 associação para o tráfico de entorpecentes, 2 posse de drogas, extorsão, furto qualificado e 3 roubos majorados.

Ainda, ele em Ijuí ostenta a vice-liderança da facção investigada na DRACO e recebeu o decreto de prisão preventiva hoje na casa prisional onde se encontra recolhido.

Já ontem, policiais civis prenderam preventivamente uma mulher de 18 anos, natural de Ijuí em Santo Ângelo (sem antecedentes criminais e em Ijuí foi preso um jovem de 22 anos natural daquela cidade com passagens policiais). Os presos foram recolhidos na Penitenciária Modulada.

Fonte: Polícia Civil