Safra de Verão 2022/ 2023: Mercado de sementes certificadas de soja exige planejamento antecipado
A intensa seca enfrentada no Rio Grande do Sul, além das perdas na produtividade, também repercutiu no quantitativo de oferta de sementes certificadas de soja para a próxima safra de verão. Portanto, o sojicultor que quiser optar por determinadas cultivares terá que antecipar o planejamento para o próximo cultivo.
Nesse sentido, o responsável técnico da Strobel Sementes, Thiago Strobel alerta que, “apesar da diminuição da oferta das sementes, estamos entregando ao mercado sementes com excelente índice de germinação e vigor”, afirma.
Strobel ainda ressalta que, “semente não é custo, é investimento, que oferece a segurança ao sojicultor na prosperidade da sua lavoura, pois, uma planta vigorosa tem melhores condições de enfrentar uma seca, por exemplo, garante uma lavoura uniforme. Ele ainda complementa que, “uma semente tem mais tecnologia embarcada do que um smartphone. Há um trabalho de anos do melhoramento genético para ultrapassar uma produção na soja superior a 100 sc/ha. A semente é o principal insumo de uma lavoura”.
Como ocorre a multiplicação de sementes
A multiplicação das sementes Strobel Sementes ocorre em campos próprios. De acordo com o responsável técnico, os campos destinados para produção de sementes têm todo um cuidado. “Os campos são pensados e preparados muito antes do plantio. É preciso criar um leito, para essa semente gerar uma planta mãe vigorosa”, explica
Ele complementa que “a cultivar tem que ser a melhor para aquela situação e região. Além da genética, precisa ter a garantia dos atributos fisiológicos, físicos e sanitários da semente para entregar produtividade, isto é, ter germinação, vigor, uniformidade e estar livre de patógenos”.
A empresa também utiliza o resfriamento de sementes, com temperatura média ideal de 15 graus, que garante a qualidade no período de armazenamento.
Preço da semente
Atualmente existe uma grande pressão mercadológica. “A orientação é que o produtor faça a sua reserva, pois os volumes disponíveis são menores do que em outros anos”, ressalta Thiago.
Fonte: Sementes Strobel