Oficina de Talentos oportuniza musicalização para crianças e adolescentes há 22 anos
Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Panambi
Prefeito e Primeira-Dama visitaram a Oficina de Talentos na quarta-feira
Na última quarta-feira (10) o prefeito Daniel Hinnah e a primeira-dama Scheila visitaram a Oficina de Talentos, que há 22 anos oportuniza aos alunos das escolas públicas de Panambi aprenderem a tocar instrumentos musicais.
A Oficina de Talentos é mantida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura – SMEC, onde, atualmente, trabalham onze servidores municipais, dentre esses, nove são instrutores de música nos seguintes instrumentos: flauta doce, flauta tenor, flauta transversal, violão, guitarra, contrabaixo, acordeon, bateria, percussão, teclado, piano, trompete, lira e escaleta, sendo que alguns destes instrutores estão na Oficina desde o início do projeto.
São atendidos trezentos e dez alunos nos diversos instrumentos, com idades entre 5 e 18 anos. Alguns alunos, conforme se desenvolvem, tem a oportunidade de aprenderem um segundo instrumento e também integrarem o Conjunto Instrumental.
O Conjunto Instrumental da Oficina de Talentos conta atualmente com 29 alunos como integrantes, sendo destaque ao longo dos anos em apresentações dentro e fora do nosso município. O Projeto Oficina de Talentos é admirado por outros municípios da região e vem servindo de inspiração para as secretarias de educação e cultura.
Além da fundamental parceria com o Rotary Clube Panambi, a Oficina de Talentos tem inscrito projetos para captação de recursos financeiros para ampliar a qualidade do trabalho oferecido, a exemplo do PET (Empreender para Transformar) do Sicredi, sendo contemplada em 2021 com o projeto intitulado “Aqui, a música inspira sonhos” e em 2022 com o projeto intitulado “O som do tambor no pulsar do coração”. Estes projetos para captação de recursos financeiros, surgem das atividades diárias, da demanda e da necessidade dos alunos que estão matriculados na Oficina, oportunizando a inclusão e sucesso de todos.
Salienta-se que a Oficina de Talentos cumpre um papel social relevante no município de Panambi, pois desde o início teve a preocupação em atender os alunos das escolas públicas, tornando-se também um espaço privilegiado de formação humana e profissional para novos professores de música.
Podem participar alunos de escolas públicas de Panambi com idade entre 5 e 18 anos, e as matrículas estão abertas o ano todo. As aulas são disponibilizadas no turno inverso ao da escola regular em que os alunos estão estudando. As aulas são no mesmo prédio onde fica a Biblioteca Municipal, na rua Hermann Meyer, 43. Fone para contato é o 3375-1918. A diretora da Oficina é Ingrid Alles Hubert e o projeto é vinculado à Coordenadoria de Cultura, que tem Elis Regina Bayer como coordenadora.