Panambi está na final da Expointer
A Cabanha da Figueira leva pela sétima vez o nome de Panambi para a disputa da final da prova morfológica, na Expointer, em Esteio, que nessa edição acontece até 04 de setembro.
O cavalo Leviatã 81 Nombrado, disputa a competição com o ginete Ubiratan Machado, na categoria Potranco Menor. De acordo com a proprietária e médica veterinária da Cabanha da Figueira, Gabriela Zancanaro Tonet para chegar nessa prova, “tem que ter requisitos de desempenho para conseguir o passaporte, é uma competição bem pesada, só os mais preparados entram”.
As provas de morfologia começaram na quarta-feira (24) e vão até este sábado 27), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Sobre o Freio de Ouro
A Lei 14.394, de 2022, reconhece a competição Freio de Ouro como manifestação da cultura nacional. O torneio de habilidades de montaria ocorre há mais de 40 anos, com etapas nacionais e internacionais. A final acontece na cidade de Esteio (RS), na região metropolitana de Porto Alegre.
O cavalo crioulo é reconhecido pela legislação estadual do Rio Grande do Sul como o animal símbolo do estado. Ele é responsável por um complexo econômico que movimenta anualmente mais de R$ 1,28 bilhão e emprega mais de 280 mil pessoas em todo o país. Hoje há 400 mil cavalos crioulos no Brasil, que servem como ferramenta de trabalho, de esporte e de montaria.
Sobre a Cabanha da Figueira
A Cabanha da Figueira, afixo Nombrado, está localizada no município de Panambi/RS, desenvolve a criação de cavalos da raça crioula, com um trabalho de extrema seleção racial, na busca de animais morfológicos e funcionais.
A Família Zancanaro Tonet, iniciou sua criação no ano de 2009. Por ser uma Família de origem empresária, buscou aconselhamentos e assessoria dos grandes criadores da raça, podendo adquirir matrizes provadas, que até os dias de hoje partejam nos campos Nombrados. Em pouco mais de uma década, graças a essas grandes matriarcas e do estudo zootécnico apurado, se conquistam grandes resultados, primando por animais de ampla beleza, docilidade e função incontestável.
Sobre o cavalo
O cavalo Leviatã 81 Nombrado tem 2 anos e 9 meses. Ele começou a ser pensado ainda no cruzamento dos seus pais. Sempre acompanhamos o desenvolvimento, alimentação, docilidade e preparo morfológico. “O trabalho é diário, melhorar musculatura, pêlo, andaduras e apresentação no geral”, afirma Gabriela.
Créditos da matéria: Margarete Ludwig