Panambi vacinou mais de 68% das crianças contra poliomielite e supera adesão nacional
Na contramão do Brasil, Panambi parece estar superando a falta de adesão à campanha de imunização contra a poliomielite. Enquanto apenas 34,4% do público-alvo foi vacinado em todo país, o município passou de 68,95%, conforme avaliação parcial feita no dia 2 de setembro.
Das 2.306 crianças entre seis meses e 4 anos 11 meses e 29 dias de idade no município, 1.590 já foram imunizadas. Há ainda 716 (31,5%) que precisam fazer a vacinação, embora esse número caia até o próximo levantamento.
Na área de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional da Saúde, com vinte municípios, 70,65% do público-alvo foi imunizado. De um total de 10.661 crianças, 7.532 receberam a vacina.
Alguns dos municípios inclusive superaram a população estimada. São Martinho tem o melhor percentual, 114,22%. Já o município com menor abrangência é Joia, com 48,21%.
Baixa adesão
O Brasil enfrenta uma baixa cobertura vacinal, com apenas 34,4% do público-alvo imunizado, com 3,9 milhões de doses aplicadas. A meta do Ministério da Saúde era chegar a 95% do público-alvo de 11,5 milhões de crianças. Entretanto, mais da metade delas, 7,5 milhões, ainda não receberam a vacina contra a paralisia infantil.
Para o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a cobertura vacinal tem caído em todo o mundo. “Durante a pandemia essa queda foi mais acentuada em face da tragédia sanitária decorrente da pandemia da covid-19. A estratégia que nós usamos é essa: é conversar com a população brasileira e esclarecer sobre a importância das vacinas do nosso calendário de vacinação, sobretudo para as crianças”, ressaltou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, à época do lançamento da campanha em agosto.
Ampliação
Para resolver o problema, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha contra a poliomielite até o dia 30 de setembro. Ela deveria encerrar nesta sexta-feira (9).
E Panambi, para chegar ao 100% do público-alvo, ampliou nesta quinta-feira (8) o horário de atendimento na sala de vacinação da ESF Centro.