Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) atendeu 1.946 pessoas no mês de agosto
Texto e foto: Assessoria da Prefeitura Municipal de Panambi
A Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA 24h), vinculado a Coordenadoria de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou suas atividades no dia 15 de agosto/2022, em um prédio amplo de 1.062,75m2, localizado na Av. Assunção, nº 21, no bairro Arco-Íris.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.
Conforme informações apuradas pela Enfermeira Bruna B. C. Machado, Coordenadora de Urgência e Emergência da UPA 24H, desde o início dos serviços no dia 15 de agosto até o dia 31 de agosto foram atendidas 1.946 pessoas, estas vinculadas nas diversas unidades de saúde do município. Deste total de atendimentos, 94,81% dos pacientes foram atendidos no prazo e 5,19% não foram atendidos no prazo preconizado no protocolo de classificação de Risco, baseado no protocolo de Manchester. Trata-se de um protocolo de seleção de pacientes adotado no mundo todo. Foi aplicado pela primeira vez na cidade de Manchester, na Inglaterra, em 1997, e por isso tem esse nome.
Em Panambi, assim como em diversas cidades os serviços de urgência e emergência se baseiam em Manchester. Na prática, é um método de triagem/acolhimento de pacientes que determina escalas de urgência, ou seja, os pacientes que necessitam de atendimento médico são classificados de acordo com a gravidade do quadro clínico apresentado e o tempo de espera recomendado.
No Brasil, o primeiro Estado a fazer uso desse procedimento foi Minas Gerais, em 2008, na tentativa de reduzir o tempo de espera e as filas nas unidades de pronto atendimento dos hospitais. O Protocolo de Manchester no qual os serviços da UPA tem como referência funciona com base em uma escala adotada pela UPA 24h, dividida em cores (vermelho, amarelo, verde e azul). O paciente ao chegar à unidade é acolhido e passa por uma triagem, através do qual é examinado por uma enfermeira que avalia seu quadro clínico geral. Após a avaliação, o paciente recebe uma pulseira colorida de acordo com sua posição na escala dos níveis estabelecida pelo sistema indicando o tempo de espera segundo a gravidade.
Conforme o gestor da Pasta de Saúde, Romário Heitor Malheiros, a UPA 24h já está cumprindo com a sua missão, pois funciona de modo ininterrupto nas vinte e quatro horas do dia e em todos os dias da semana, incluídos feriados e pontos facultativos, contando com uma equipe formada por dois médicos que atuam 24h, além dos demais profissionais compatível com seu porte.