Alerta para o surgimento de pulgão nas lavouras de trigo de Panambi

O chefe do Escritório da Emater de Panambi em entrevista ao Café da Tarde da Sulbrasileira na tarde de ontem, disse que no momento a cultura do trigo está entrando num período bastante critico que é a formação da espiga, e enchimento do grão, e o problema é o risco de ataque de pragas em especial o pulgão.

A cultura apresenta um quadro favorável a uma boa produção, mas há necessidade de controlar a infestação do pulgão ou outras pragas.

André Lima orienta que o produtor faça vistoria na lavoura diariamente e o controle  deve ser feito a partir da constatação da existência de 10 insetos por espiga. Ao constatar a existência da praga, o aconselhável é consultar o Escritório da Emater ou um técnico agrícola de sua confiança para buscar informações sobre qual o melhor inseticida para controlar a praga.

O chefe do Escritório da Emater de Panambi salienta, que o controle já acontece no inicio do plantio com o tratamento das sementes e neste caso é um grande passo para evitar possíveis danos provocados por pragas, em especial o pulgão.

As temperaturas altas favorece a proliferação do pulgão que se espalha rapidamente e passa a atacar as lavouras em especial do trigo. É o período para o produtor fazer vistorias diárias na sua lavoura, explicou o engenheiro agrônomo André Lima.