Calor deve chegar ao Estado em dezembro
O calor só deve chegar ao Rio Grande do Sul para ficar, em dezembro. De acordo com a Climatempo, isso não significa, porém, que os gaúchos não terão outros dias quentes até lá. Segundo os prognósticos , as temperaturas devem oscilar bastante em outubro e um pouco menos em novembro, mês que deverá ter mais dias quentes do que frios. Em dezembro o calor chega e fica de vez, até o final do verão.
A oscilação na temperatura é característica do fenômeno La Niña, que já dura três anos, e também da primavera, que é transição do inverno para o verão, e, portanto, apresenta comportamentos típicos das duas estações.
— La Niña marca bastante essa variação, porque provoca esse frio tardio. E é comum da estação, que começa a receber o calor na segunda metade. Ainda vai ter muito sobe e desce de temperatura até o calor chegar de vez — afirma a meteorologista Carine Gama.
No restante desta semana e na próxima, que inicia no domingo (16), os dias frios ainda devem ser maioria no Estado. A partir do dia 23 de outubro, até o final do mês, a temperatura deve estabilizar, diminuindo um pouco o frio e tendo dias mais agradáveis. As temperaturas máximas, em Panambi devem se aproximar dos 24°C nesses dias.
Novembro terá dias frios
Já o perfil do mês de novembro promete um pouco mais de calor, ainda que siga enfrentando a oscilação de temperatura. De 1º até 5 de novembro, de acordo com a previsão da Climatempo, irá esquentar. Já de 6 a 10, as temperaturas máximas no Estado ficam abaixo de 20°C. Do dia 10 até o final do mês, as previsões mudam pouco:
— A maioria dos dias vai ter temperatura máxima acima dos 23°C, ainda podendo ter dias abaixo de 20°C. Do dia 10 ao dia 30,a previsão é de que o Rio Grande do Sul enfrente quatro dias de frio — acrescenta.
Em dezembro, os calorões prometem voltar com tudo. Para o mês que marca o início do verão, os gaúchos devem esperar temperaturas altas, que podem bater 40°C em algumas regiões do Estado.
Fonte: GZH/Redação Sulbrasileira