SANEAMENTO: Prefeitura de Panambi faz advertência à Corsan pelos danos causados à infraestrutura do município e falta de abastecimento de água
Os constantes estragos causados por obras da Corsan nas ruas da cidade fizeram com que a Prefeitura de Panambi advertisse a companhia de saneamento. Em coletiva de imprensa realizada na manhã da segunda-feira, dia 07 de novembro, o Prefeito Daniel Hinnah, juntamente com o vice-prefeito Henri Jorge Markus e o Secretário de Infraestrutura Paulo Ricardo Schwingel (responsável pelo contrato com a Corsan), e o desenhista Eng. Celso da Silva, informaram a comunidade que será intensificada a fiscalização com relação aos trabalhos da Corsan, objetivando o cumprimento do contrato.
Os Vereadores Cláudio Dias (MDB), André D. Klos (MDB) e Cláudio Mota (PT) presenciaram o ato de indicação do fiscal do contrato.
ADVERTÊNCIA
A advertência emitida pela Administração Municipal para a Corsan, realize o correto conserto do pavimento em trechos das ruas onde ocorreram vazamento ou troca de canalização, para que a intervenção ocorra dentro das boas práticas construtivas, nas ruas e avenidas abaixo identificadas:
Rua da Palmeira;
Rua Iriapira;
Av. Konrad Adenauer;
Av. Adolfo Kepler Júnior;
Rua Gaspar Martins.
Tendo em vista os inúmeros problemas demonstrados, em relatório fotográfico, ficou estabelecido o prazo de 30 dias a contar da Advertência para as correções dos apontamentos feitos, o não cumprimento acarretará em multa de até 2% sobre o valor arrecadado pela Corsan no município nos últimos 3 meses, conforme previsão em contrato referente às clausulas passíveis de penalidade.
SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS
Também foi solicitado que a Corsan encaminhe cópias físicas e digitais referente aos projetos atualizados da Rede de água com indicação das intervenções já executadas e ainda a serem efetuadas no município de Panambi;
Cronograma de obras a serem executados nos próximos 6 meses;
Indicação do responsável pela fiscalização das obras de pavimentação, onde ocorre a intervenção da Companhia da Corsan;
Indicação de quem é o responsável técnico das obras onde ocorre a intervenção da Companhia;
Informações sobre o estágio do projeto de Esgotamento Sanitário na área urbana no município e cronograma para início das obras.
“Já tivemos alguns locais que ficaram com buracos abertos por meses, causando acidentes inúmeras vezes. Quando isso acontece, nós os notificamos, porém na maioria das vezes os reparos ainda deixam solavancos ou depressões no calçamento”, comenta o Secretário de Infraestrutura Paulo.
“Nós enquanto poder público tentamos através do diálogo fazer com que os serviços prestados pela Corsan fossem ágeis, de qualidade e não causassem dano à população. Infelizmente, isso não vendo ocorrendo, por isso, iremos ser mais rígidos com relação as tratativas com a Corsan, fazendo com que se cumpra o contrato”, conclui Paulo.
Para o Prefeito Daniel “a advertência não interfere no relacionamento da Administração Municipal com a Corsan, estamos fiscalizando e cobrando o que foi acordado em contrato. É o dinheiro da população que está sendo utilizado e precisa melhores resultados”.
Está agendado para a próxima quinta-feira (10), a vinda do diretor de operações da CORSAN em Panambi para uma reunião presencial com o prefeito.