115ª Zona Eleitoral de Panambi reabre cadastro eleitoral
O chefe da 115ª Zona Eleitoral de Panambi que abrange também os municípios de Condor, Santa Bárbara do Sul e Saldanha Marinho confirmou que foi reaberto o cadastro eleitoral que estava fechado desde o dia 05 de maio, para preparação da logística de votação das eleições gerais de 2022.
Maciel Gaspar Klock, em entrevista ao Programa Café da Tarde da Sulbrasileira, destacou que o atendimento pode ser feito pela Internet no site do TSE e JE Digital ou comparecendo presencialmente no cartório eleitoral de segunda a sexta-feira das 12h às 19h.
Maciel lembra que, em relação às eleições de 2022, o eleitor ou eleitora que deixou de votar e não justificou a sua ausência poderá fazê-lo até o dia 1º de dezembro em relação ao primeiro turno e até 09 de janeiro de 2023 para quem não votou no 2º turno.
Para regularizar sua situação, o eleitor faltoso deverá encaminhar à Justiça Eleitoral o Requerimento de Justificativa Eleitoral acompanhado dos documentos que comprovem o motivo da ausência, utilizando o aplicativo móvel e-Titulo ou o Sistema Justifica, disponibilizado na página do TRE-RS na Internet, ou ainda, por meio de apresentação, em qualquer Zona Eleitoral do Formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral.
Maciel Gaspar Klock ainda informou na mesma entrevista, que há possibilidade de eleitores ou eleitoras realizarem o pagamento on-line por meio de PIX ou com cartão de Crédito, na consulta de débitos eleitorais disponibilizada nos portais da Justiça Eleitoral. O valor da multa para quem não votou é de R$ 3,51
Por outro lado, o titular da 115ª Zona Eleitoral de Panambi informou que o cartório eleitoral estará fechado na próxima segunda-feira, em razão do feriado do dia do funcionário público comemorado dia 28 de outubro ter sido transferido para a véspera do feriado da Proclamação da Republica.