Prefeito Valmir Land de Condor anuncia projeto de uma nova Unidade de Saúde

Aprimorar a qualidade do atendimento e aumentar o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde. É com este objetivo que o Governo Municipal de Condor vai investir na construção de uma nova Unidade de Saúde.

Para apresentar o projeto, a Prefeitura se reuniu na última sexta-feira (11) com lideranças da comunidade local, conselheiros de saúde, servidores e veículos de comunicação. Representando a Administração Municipal participou o prefeito Valmir Land; secretário da Saúde Eduardo Chagas e o Coordenador Arno M. Junior; secretária da Fazenda Aline Fritsch Santos; secretário de Obras Antonio Carlos Dias e a secretária de Desenvolvimento Social Eloá F. Piasetzki.

A nova unidade ficará localizada na esquina entre as ruas 1º de Maio e Campo Grande, situada no Bairro Liberdade junto ao atual complexo de Saúde. Contará com uma estrutura para o atendimento de especialidades em uma área construída de 750m² compreendendo sala de espera, consultórios – médico, de enfermagem e de odontologia -; vacinas, psiquiatria, ginecologista e obstetra. “Assim como os outros projetos, a comunidade terá uma unidade totalmente ambientada, dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde”, lembrou a arquiteta Queli Bonafe durante a apresentação do projeto.

De acordo com o Prefeito Valmir Land, o objetivo é fortalecer ainda mais o serviço primário. “O Sus é a porta de entrada para os cuidados da saúde do cidadão e das famílias. Seguiremos focados em assegurar que a população tenha acesso aos direitos essenciais preconizados. A conquista destes novos espaços vem para garantir a qualidade do atendimento prestado à comunidade”, destacou.

Com o investimento, o Governo Municipal pretende organizar o acesso da comunidade aos serviços de saúde, explica o secretário da pasta Eduardo Chagas. “Na atual UBS o atendimento será voltado para casos mais urgentes e/ou que apresentam quadros complexos, enquanto que no outro espaço teremos um atendimento voltado ao tratamento”. Ainda conforme o secretário, serão ofertados serviços e especialidades realizados em outros municípios, beneficiando diretamente os pacientes.

Na primeira etapa, a obra prevê a edificação de dois pavimentos. Um terceiro está sendo projetado para interligar uma Unidade a outra por meio de uma passarela. A previsão é de que as obras iniciem no começo de 2023, após o processo licitatório que deve ocorrer ainda neste ano.