Previsão para dezembro é de calor e pouca chuva

Depois de alguns dias frios em novembro, o calor veio para ficar no Rio Grande do Sul. Mesmo que o verão só comece oficialmente no dia 21 de dezembro, a previsão do tempo para este mês de dezembro, desde o início, é de muito calor e chuvas irregulares, tendo em vista que o clima segue influenciado pelo fenômeno La Niña. As temperaturas no Estado podem voltar a chegar aos 40°C, como registrado no verão passado.

O clima gaúcho será impactado pelo fenômeno La Niña durante todo o verão. Isso significa que as chuvas no RS seguirão irregulares, assim como foram em novembro, e permanecerão abaixo da média esperada para o mês. A falta de chuva, por sua vez, fará com que as temperaturas disparem. As condições garantem aos gaúchos dias quentes e, por conta da baixa umidade, bem abafados.

As chuvas, além de irregulares, devem vir em forma de temporais clássicos de verão, com pancadas, trovões e granizo.

— Essa é uma previsão estendida, vale para janeiro e os outros meses do verão também, já que o La Niña só vai começar a perder efeito nos meses de outono explica Maria Clara.

De acordo com a Climatempo, para Panambi nos primeiros 15 dias de dezembro, a previsão de chuva entre o próximo sábado (03) e domingo (04) com acumulado que pode chegar aos 40 mm.

Entre hoje e amanhã podem ocorrer apenas pancadas isoladas,fortes em alguns pontos localizados, o mesmo ocorrendo nos dias 05,07 e 08 deste mês.

A temperatura vai permanecer alta com mínima ficando em 19ºC e máximas podendo chegar aos 33ºC.