Centro Especialidades Médicas de Panambi efetuou 2.223 atendimentos somente no mês de novembro

Centro de Especialidades Médicas é o local onde usuários do Sistema Municipal de Saúde, buscam seus atendimentos com os diversos médicos especialistas, além de efetuarem os exames e testes rápidos necessários para o diagnóstico de patologias, bem como de acompanhamento preventivo da saúde.

Trata-se de uma unidade de saúde vinculada a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sob a coordenação da enfermeira Silmara B. Getelina, sendo que no mês de novembro foram efetuados 2.223 atendimentos.

Durante o mês de novembro, foram efetuadas 805 consultas com os profissionais médicos especialistas, já o total de exames procedidos foram 536, sendo destes 83 Biópsias enviadas, 149 Ultrassom, 96 Eletrocardiogramas e 208 Mamografias. Além de 882 Testes Rápidos (TR), que são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitos em no máximo 30 minutos, sendo uma alternativa rápida para quem precisa do diagnóstico em pouco tempo e pode acelerar a tomada de decisão quanto ao tratamento adequado e as orientações a serem seguidas.

A SMS além dos atendimentos acima elencados, efetua o transporte dos usuários do SUS, para consultas, exames de Ultrasom e Eletrocardiograma e tratamentos de saúde para outras localidades, administra vacinas, presta atendimentos através dos profissionais: Assistente Social, Fonoaudióloga, Nutricionista, Psicólogas e Neurologista. Além de, oportunizar atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA 24H), Clinica de Fisioterapia e SAMU. A estrutura da SMS ainda conta com 12 (doze) Estratégias de Saúde da Família (Postos de Saúde), 1 (uma) Unidade Básica de Saúde e Ambulatório de Saúde Mental. Além de ter também em sua estrutura o agendamento/regulação, Farmácia Municipal e Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental.

Os Gestores, Romário Heitor e a Enfermeira Silmara, reforçam a importância de que o paciente que não possa comparecer a consulta ou exame marcado informe pelos telefones de contato 3375 7653 / 8789 / 6490, para assim viabilizar que outro usuário possa acessar o serviço. Além de que, devemos valorizar o trabalho dos profissionais envolvidos, pois conforme o quadro acima no mês de novembro tivemos 81 faltas, o que corresponde a 10,06% das consultas efetuadas.

Abaixo, segue o quadro apresentado a quantidade de consultas efetuadas por especialidade médica, bem como o número de pacientes faltantes e o respectivo percentual que representa no mês de novembro/2022: