Pancadas de chuva no final de semana devem amenizar a forte onda de calor no RS
O Rio Grande do Sul enfrenta uma forte onda de calor, que deverá fazer os termômetros marcarem 40°C em parte do Estado de acordo com o aviso emitido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema)
Além disso, a umidade do ar pode ficar menor que 20%.
As temperaturas sobem por causa do sistema de alta pressão atmosférica, que segura o ar quente e o leva para a superfície, causando forte sensação de calor. Com a ausência de chuva, condição causada pelo fenômeno La Niña, as temperaturas podem ficar ainda mais altas.
A região Noroeste por exemplo, deve registrar temperaturas máximas próxima dos 40°C na sexta-feira (09).
Em todo o Estado, o calor vem acompanhado de céu aberto, ar seco e pouca umidade.
— A umidade do ar tende a ficar baixa, com nível de 20% ou menos. Isso preocupa porque o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são níveis de 60% para cima. Nós consideramos estado de alerta quando está abaixo de 30% — afirma Carine.
Para esta sexta-feira (09) está previsto para ser o dia mais quente da semana. No sábado e no domingo, as temperaturas devem amenizar.
— No final de semana, as temperaturas ainda estarão elevadas, mas mais baixas do que no decorrer da semana. São esperadas pancadas de chuvas isoladas à noite — pontua a meteorologistas da Sala de Situação da Sema Vanessa Gehm.
Para Panambi, os prognósticos apontam que a temperatura hoje chega aos 38ºC e amanhã deve alcançar os 40ºC.
No entanto, de acordo com a Somar Meteorologia, pancadas de chuva são esperadas para Panambi entre o sábado (10) e n aproxima terça-feira (13) num acumulado que pode atingir 50 mm. Com a mudança do tempo, no período, a temperatura vai cair entre mínimas de 22ºC e máximas de 30ºC.