Panambienses são vítimas do golpe do Instagram.
Na semana passada pelo menos cinco panambienses registraram na Delegacia de Policia ter sido vítimas do golpe do Instagram.
De acordo com o plantão da DP, o golpe consiste no roubo e invasão de contas da rede social para o oferecimento de itens para vendas, se passando pelo dono da conta. Assim que os seguidores se interessam e fazem a transferência do valor por PIX, sofrem bloqueios e não recebem nenhum produto.
De acordo com as informações, algumas das vítimas perderam dinheiro, mas, os valores individuais não foram divulgados.
O golpe do Instagram envolve o roubo de contas na rede social. Assim, o invasor começa a se passar pelo dono da conta e oferta alguns produtos para venda. A justificativa quase sempre é a mesma, o dono da conta estaria auxiliando um amigo ou conhecido que precisa vender seus móveis e eletrodomésticos rapidamente porque está de mudança para outro local ou porque precisa de dinheiro para tratamento de saúde.
Assim, há a divulgação de vários produtos como móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, com o argumento que é de um parente que está se mudando e precisa vender tudo logo. O que acontece é que eles indicam pouco tempo de uso e preços abaixo daqueles praticados no mercado, tornando-os mais atrativos.
Além disso, para dar mais veracidade ao golpe, há a divulgação de fotos dos equipamentos instalados em casa.
A partir disso, então, os seguidores do dono original da conta entram em contato pela rede social para demonstrar interesse pelo produto. Assim que o pagamento – que sempre é por Pix – ocorre, o comprador é bloqueado das redes, perde dinheiro, que dificilmente é recuperado segundo a Polícia Civil.