“Quero voltar a trabalhar e fazer o que tanto amo, que é salvar vidas”, diz bombeiro ferido em incêndio

Uma nova oportunidade para amar, aprender e continuar com a missão de salvar e proteger vidas. Usando essas palavras, o bombeiro militar, Roberto Faotto, falou sobre sua recuperação após o difícil momento que enfrentou no último mês. O profissional, de 35 anos, que teve ferimentos graves durante um incêndio em uma plantação no interior de Palmeira das Missões, recebeu alta na última segunda-feira, 09 de janeiro. Ele ficou 27 dias hospitalizado e, destes, 22 dias entubado.

Ao retornar para casa, Roberto foi recepcionado com uma merecida homenagem realizada pela família, amigos e Corpo de Bombeiros. Na noite de segunda-feira, uma carreata conduzindo o profissional teve início no pórtico norte de Palmeira das Missões, percorreu a principal via da cidade e foi até o Bairro Solar das Missões, onde reside o bombeiro e sua família. Um afago para ele e todos que torciam por sua recuperação depois de tantos dias de angustia e aflição.

O brigadista precisou ser entubado na Unidade de Terapia Intensiva da Unidade de Queimados do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre, devido a gravidade dos ferimentos. Roberto teve as vias aéreas, os braços, o rosto, a cabeça e o pescoço atingidos pelo fogo.

“Foram dias difíceis de provações, mas acredito que Deus tenha um propósito em todas as coisas e, com certeza na minha vida servirá para vê-la de outra forma, aprendendo a valorizar as pessoas que nos amam e dar valor a cada momento bom da vida e valorizar, principalmente, a saúde. Foi realmente um milagre de Deus eu ter sobrevivido a meu caso clínico e, por isso, meu primeiro agradecimento vai a Deus”, disse Faotto.

Os sentimentos de gratidão e alegria, a Deus e ao apoio de todos, afloraram, durante a homenagem. A emoção tomou conta da família, dos amigos e dos colegas de profissão presentes, quando Roberto, na frente de sua casa, recebia os cumprimentos e as boas-vindas. Sirenes, aplausos e lágrimas de alegria marcaram a chegada do bombeiro.

“Não vou deixar me abater, tenho algum tempo de recuperação ainda, mas sou forte, guerreiro e apaixonado pela vida e na primeira oportunidade quero voltar a trabalhar e fazer o que tanto amo, que é salvar vidas”, afirmou o bombeiro.

A esposa do Soldado, Josiane Albiere, esteve ao lado do marido durante todo o tempo. Seu amor, força, fé e orações foram importantes no processo de recuperação do bombeiro.

“Quero agradecer a uma pessoa que jamais largou minha mão e, em nenhum momento, se deixou abater estando todos os dias ao meu lado, onde lembro, mesmo durante o coma, da sua voz me dando força. A você, minha mulher maravilhosa, vai meu agradecimento especial”, completou Roberto.

Em 2012, Roberto e a esposa Josiane prestaram concurso público para o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, sendo aprovados e concluindo a graduação no ano seguinte. No mesmo ano, em 2013, ambos iniciaram suas carreiras no Quartel de Bombeiros de Palmeira das Missões, realizando um sonho do casal e também da família.

O incêndio

O Soldado foi atingido pelo fogo que avançou sobre o caminhão do Corpo de Bombeiros de Palmeira das Missões durante o combate a um incêndio em uma plantação no km 08 da ERS-569, na Linha Calisto, interior do munícipio. O incidente aconteceu na tarde do dia 14 de dezembro de 2022.

De acordo com a corporação, os profissionais que combatiam o incêndio foram surpreendidos pela mudança de direção do vento e, ao tentar salvar a viatura, o Soldado foi atingido pelo fogo.

“Em momento algum pensei em ser herói, apenas cumpri meu juramento de salvar e proteger, mesmo com risco a própria vida. Tenho certeza que qualquer colega na minha situação teria agido da mesma forma”, ressaltou Faotto.

O Corpo de Bombeiros emitiu uma nota agradecendo a todos os envolvidos no tratamento do profissional, desde seu atendimento no Hospital de Caridade, SAMU, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e toda equipe do hospital Cristo Redentor, de Porto Alegre.

“Quero agradecer, mais uma vez, todas as orações. Foram muitas e de muitos lugares e, com certeza, isso foi determinante para minha vitória. Obrigado, Deus, por restaurar a minha vida e me dar uma nova oportunidade”, finalizou Roberto.

Tribuna da Produção