MetSul mantém previsão de chuva para Panambi na próxima semana
Como a MetSul Meteorologia antecipou, esta semana seria péssima em precipitações no Rio Grande do Sul. Não vai deixar de chover, mas a chuva é muito irregular e pouca na maioria das cidades que vierem a ter instabilidade nos próximos dias. Tal cenário é muito ruim para a agricultura por coincidir com o período de maior demanda hídrica da soja e o momento mais crítico da safra já castigada. A chuva no restante da semana será por demais irregular, isolada e mal distribuída, a ponto de diversos municípios terminarem esta semana sem precipitação.
Embora possa ocorrer chuva isolada nesta quarta, as pancadas localizadas no estado aumentam a partir da quinta-feira, alcançando um maior número de localidades no final desta semana, mas ainda assim muitas cidades devem ficar sem precipitação. Isso se reflete na projeção de chuva acumulada de sete dias. Para Panambi, a previsão para a quinta-feira é de pancadas variando de 2 a 10mm.
De acordo com a MetSul, os modelos indicam que entre os dias 13 e 15 a instabilidade aumenta bastante no território gaúcho com chuva mais ampla. De momento, o modelo europeu, por exemplo, indica a formação de um ciclone sobre o continente em torno dos dias 14 ou 15 que poderia trazer chuva mais generalizada e com volumes altos em diversas cidades.
Este período da terceira semana de fevereiro, entre os dias 14 e 21 de fevereiro, será por demais importantes porque terá condições, de acordo com alguns dados, de ser um período maior de instabilidade e chuva no Rio Grande do Sul com potencial de evitar perdas maiores e até “salvar” lavouras de soja em algumas localidades.
Para Panambi, os prognósticos da MetSul para os próximos dias são de chuva na terça-feira dia 14 de 08 mm, chuva forte na quarta-feira dia 15 com índice previsto de 19 mm e também na quinta-feira dia 16 com precipitações chegando aos 59 mm.
Em relação a temperatura ela pode chegar aos 40ºC nos próximos domingo e segunda –feira dias 12 e 13 caindo para máximas de 30ºC com a chegada da chuva na terça-feira dia 15.