Na manhã de segunda-feira (13), tendo por local o Auditório da SMEC, aconteceu a recepção dos professores da Rede Municipal de Panambi, com um breve momento de reflexão para o ano letivo de 2023.
Estiveram prestigiando o evento o Prefeito Municipal, Daniel Hinnah, acompanhado da Primeira Dama Scheila Azevedo Hinnah, juntamente à Secretária Municipal de Educação e Cultura, Iara Cadore Dallabrida, que indicou o lema da Rede Municipal para este ano: “2023 – ano de Educar pelo Exemplo”.
A temática escolhida é baseada na premissa de que dar o exemplo é a maneira mais eficiente de construir comportamentos e caráter de crianças, adolescentes e até mesmo de adultos.
A fim de explicar como as pessoas aprendem pelo exemplo de outras, a Secretária Iara realizou uma explanação sobre a área da Neurociência, que estuda os neurônios responsáveis por tudo o que acontece no nosso cérebro.
“O professor precisa de embasamento científico para suas práticas. Portanto, iremos conhecer através na neurociência quais justificativas colocam como nossa responsabilidade a Educação pelo Exemplo. E, além da ciência, também precisamos lembrar que o maior educador da história, chamado Jesus Cristo, ensinou o que é humildade sem dizer uma palavra: ele lavou os pés dos seus discípulos e disse ‘Eu fiz isto para servir de exemplo a vocês. Assim, como eu fiz a vocês, também façam uns aos outros’. Que nós iniciemos este ano sem uma multidão de informações diferentes, mas com esse único e certeiro objetivo: educar pelo exemplo”, finalizou a Secretária Iara.
Também o Prefeito Daniel Hinnah trouxe a saudação do Poder Executivo e enfatizou que retomar as atividades traz consigo dúvidas e preocupações, mas se cada um ajudar o outro a soma dos esforços trará o êxito para o coletivo. Destacou que a Administração Municipal tem investido em ações, projetos, formações e desde o ano passado instituiu o plano de carreira para o Magistério.
Ainda fez parte da programação a contação da história “A Paz Profunda”, interpretada pela contadora de histórias Nara Medeiros, que através da reflexão assinalou que paz não significa a ausência de problemas, dores e provações; mas, sim, paz é ter fé, estar calmo e confiante, independente do meio que nos cerca. O momento final contou com a condução de uma oração pela coordenadora do Museu Municipal, professora Ione Sauer , oportunidade para cada um agradecer e pedir a Deus um ano abençoado.
Ao final da programação, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura organizou um delicioso lanche que foi servido como forma de acolher, valorizar e agradecer o que cada um tem feito e irá fazer em prol da Educação e pelas nossas crianças e adolescentes.
Fonte: Ascom Prefeitura Panambi