Meteorologista prevê para o mês de março chuvas mais dentro da normalidade

Meteorologista da secretaria da Agricultura e coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro), Flávio Varone adianta que a tendência para o mês de março é de chuvas mais dentro da normalidade, em maior frequência que nos dois primeiros meses do ano, quando a estiagem e as altas temperaturas castigaram as lavouras.

— Traz uma situação melhor, mas não dá para criar muita expectativa porque ainda não é em volume suficiente para encher os reservatórios. Mas a tendência é de retorno da umidade, trazendo chuva mais dentro do que é considerado normal — projeta Varone.

Em relação às temperaturas, não há perspectiva de ondas de calor prolongadas, o que também é recebido com alívio. Os dias de calorão dificultam a absorção da água pelo solo, já que a chuva evapora rapidamente e isso impede a recuperação da terra. Segundo Varone, março deve acentuar a amplitude térmica ao longo dia, com os termômetros diminuindo mais à noite.

— No geral, os períodos extensos de calor não devem ocorrer. A normalidade de março é isso: ainda faz calor e não é um mês de grandes chuvas no Rio Grande do Sul, mas não deve ser parecido com os meses anteriores, recuperando alguns volumes — diz o meteorologista.

O assessor técnico da Emater lembra que esta estiagem está bastante desparelha, com diferenças até mesmo nos municípios e um quadro diverso no Estado como um todo.

Para Panambi, segundo prognósticos neste sábado o dia será nublado com chuva com previsão de 24 mm, amanhã pancadas que podem chegar a 15mm.

Depois, devem ocorrer pancadas nos dias 08, 09, 10 e 11 de março.

As temperaturas no período devem variar de mínimas de 19ºC e máximas chegando aos 31ºC