Secretário da Saúde de Panambi alerta para o cenário da dengue
Ao participar do Café da Tarde da Sulbrasileira na quinta-feira (09), o secretário da Saúde de Panambi, Romário Heitor Malheiros alertou a comunidade panambiense em relação ao atual cenário da dengue no município, bem como em nossa região.
Em Panambi já foram confirmados 02 casos autóctones e 03 importados de dengue, totalizando 05 casos até o momento. Ainda existem 02 casos suspeitos que estão aguardando o resultado dos exames encaminhados ao Lacen.
Lembrou que ao longo do ano passado foram 56 casos confirmados no município. Já na cidade vizinha de Ijuí até a data de 8 de março deste ano já tem 42 casos confirmados, 28 em investigação e com uma incidência de 83,6 casos/100.000 habitantes.
Diante deste cenário e por Panambi ser um município limítrofe de Ijuí, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e a Secretaria Estadual da Saúde (SES) estão orientando que a vigilância em saúde do município promova algumas ações, tais como:
– monitore os casos de dengue, bem como os em investigação;
– sensibilize a rede de atenção primária para que fique atenta a possíveis casos suspeitos e já estabeleça fluxo de atendimento, caso seja necessário;
– acompanhe e elimine possíveis criadouros de mosquitos nos diversos bairros e áreas públicas;
– oriente a população, pois é de extrema importância que a mesma continue seu papel fundamental de manter os cuidados de eliminação de criadouros e prevenção a arboviroses.
Por fim, o Secretário Municipal de Saúde Romário Heitor, confirma a importância de que a população abra as portas de seus imóveis, para os Agentes de Combate às Endemias, desta maneira facilitando o trabalho dos profissionais, além de que deve auxiliar na prevenção, mantendo os pátios e terrenos baldios limpos, pois trata-se de saúde pública.