A 9ª Conferência Municipal de Saúde de Panambi que ocorreu no dia 29 de março, foi considerada um sucesso pela equipe organizadora, pois foram mais de trezentas pessoas, entre usuários, profissionais de saúde, conselheiros municipais, entidades, prestadores de serviços na área de saúde e gestores, que participaram ativamente de toda a programação.
A Conferência Municipal de Saúde, foi presidida pela Sra. Eneida Fiegenbaum, a qual é Presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e teve como tema desta edição “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
Além do Secretário Municipal de Saúde, Romário Heitor Malheiros, participaram da conferência, Secretária Adjunta de Saúde e Coordenadora Geral da Conferência a enfermeira Lara Dinis da Rosa Marques, a Coordenadora Regional de Saúde, Sra. Janaína da Silva, Sra. Cleonice Poletto, Apoiadora do COSEMS, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sra. Eneida Fiegenbaum, Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Sr. Claudio Augustin, Vice-Prefeito, Henri Jorge Markus, Secretário da Fazenda, Sérgio Luis Degen, Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Elizabete Farias de Souza, Diretor do IMSS, Marcelo Winterfeld, além dos palestrantes, Sra. Luciane S. Antes (Fisioterapeuta), integrante do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e o Sr. Diego Espíndola (Biólogo), Secretário Executivo do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS).
A Conferência Municipal de Saúde teve quatro eixos temáticos:
I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e
IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
Os eixos temáticos foram discutidos por todos os presentes que se dividiram em grupos definidos e organizados com coordenador e relator, sendo as propostas apresentados para todos os integrantes da Conferência durante a Plenária Final.
Também foram escolhidos os 8 delegados, sendo 4 representantes dos usuários, 2 representantes dos prestadores de serviços/gestores e 2 representantes dos profissionais de saúde/gestão. No entanto, serão 4 delegados titulares que participarão de 15 a 17 de maio da Conferência Estadual em Porto Alegre, os quais deverão apresentar e defender as propostas encaminhadas na etapa municipal.
Durante o evento ocorreram apresentações artísticas pela Escola de Talentos e APAE, além de que foi oferecido um coffee break no período da manhã e tarde para todos os participantes, bem como os palestrantes receberam um Käsekuchen, como demonstração da nossa rica culinária.
Conforme o Secretário Romário Heitor, a 9ª Conferência Municipal de Saúde, oportunizou um espaço democrático para todos os segmentos sociais poderem avaliar a situação da saúde municipal e principalmente propor as diretrizes e ações necessárias para o constante aperfeiçoamento dos serviços ofertados, além de ser um instrumento legal de participação popular, a Conferência Municipal de Saúde significa o compromisso do gestor público com os necessários avanços do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Prefeito Daniel Hinnah não pode participar, pois estava cumprindo agenda em Brasília, no entanto, comentou estar muito satisfeito pela excelente organização e pela mobilização eficiente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Estão todos de parabéns, pois tiveram a oportunidade de debater sobre a Saúde que temos e a Saúde que queremos, finalizou o Gestor Municipal.