Porca dá à luz a 41 leitões em Santa Catarina
Fêmea pode ter tido uma superovulação e mantido todos os embriões no momento da inseminação, aponta veterinário.
Uma porca em Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina, deu à luz 41 leitões. O caso é considerado raro por especialistas.
A gestação durou 114 dias desde o momento da inseminação. Segundo o veterinário da granja, Anderson Simonato, a fêmea pode ter tido uma superovulação e mantido todos os embriões. O fato ocorreu na Granja Dal Bó e chamou a atenção de especialistas e moradores da região.
O gerente da granja, Ernani Funini, disse que a empresa vem registrando um crescimento anual no número de nascimentos, mas esta quantidade de filhotes se trata de um feito inédito. Antes, o máximo registrado era de 26 leitões.
“Devido ao grande número de filhotes, tivemos que colocar alguns para amamentar com mães de leite”, comentou o gerente em entrevista ao Portal Faxinal.
Segundo o veterinário da Secretaria da Agricultura da cidade, Rodrigo Lanzarini, o fato é resultado de um excelente trabalho da equipe, somando fatores como o melhoramento genético, a nutrição, a ambiência e os atributos individuais da fêmea.
A média de leitões por parto seria entre 12 a 14, segundo Lanzarini, o que significa que o número registrado excede significativamente a média e pode ser considerado uma eventualidade rara.
“É um grande resultado para a Granja Dal Bó e também para nós, como município, é um orgulho que tenha acontecido logo aqui no nosso município. Então a gente fica feliz”, disse o veterinário.
Outros casos parecidos aconteceram na região. Em abril de 2020, uma porca deu à luz 36 leitões em Saudades, e em julho do mesmo ano, uma porca deu à luz 34 leitões em Herciliópolis, também em Santa Catarina.
Redação Integrada Rádio Cidade e OAJ
Fonte: Canal Rural
Foto: Reprodução