Intenção de Consumo das famílias apresenta queda em abril de 2023
A Fecomércio-RS divulgou a edição de abril de 2023 da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS), da CNC. De acordo com os dados, o ICF-RS atingiu a marca dos 83,8 pontos. Esse resultado interrompeu uma série de seis altas marginais consecutivas. Em relação a abril de 2022, o resultado representou uma alta de 6,8%. “Nos últimos meses, o ICF estava crescendo, mas desacelerando. Em abril, houve um recuo. Vamos esperar para ver se isso se confirma como uma tendência ou se apenas se trata de um processo de acomodação em torno do atual patamar”, comentou Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS. O ICF se encontra abaixo dos 100 pontos desde abril de 2015.
Em relação aos subindicadores, atualmente, todos também se encontram abaixo dos 100 pontos. Na margem, isto é, na comparação com o mês anterior, a maioria dos subindicadores apresentou queda, as exceções foram Nível de Consumo Atual, que cresceu 0,5%, e o indicador que reflete a segurança no emprego (Emprego Atual), que ficou estável (0,1%). Na comparação com o mesmo período do ano anterior, todos os indicadores apresentaram elevação à exceção da Perspectiva Profissional, que teve queda de 34,0%. O mercado de trabalho apresentou sensível melhora nos anos de 2021 e 2022. Especialmente na região Sul do país, as taxas de desocupação estão em patamares historicamente baixos. Entretanto, nos últimos meses há evidências que o mercado de trabalho tem perdido tração nas contratações, o que certamente repercute sobre as perspectivas profissionais, no entanto isso não significa, necessariamente, um quadro de piora quanto à empregabilidade. O único indicador que parece se descolar da conjuntura é o que reflete a percepção de facilidade ao Acesso a Crédito. Apesar da taxa de juros elevada, da redução do ritmo das concessões, e da alta inadimplência, o indicador apresenta-se num patamar 12,2% superior ao verificado no mesmo período do ano passado e é o que se encontra mais próximo dos 100 pontos, apesar da redução ocorrida em abril.
O indicador de Intenção de Consumo é um indicador antecedente das vendas do comércio varejista e de serviços voltados às famílias. O quadro atual mostra que o consumidor deve continuar mantendo uma postura cautelosa, o que aumenta o esforço de lojistas e prestadores de serviços.
Fonte: Fecomercio/RS