Vicente Dutra: Após colheita agricultores terão que deixar as terras e complexo turístico águas do prado desativado, diz cacique
O Cacique da terra Indígena Rio dos Índios em Vicente Dutra, Luiz Salvador esclareceu as polêmicas envolvendo a aldeia após a assinatura do projeto de lei por parte do Governo Federal que homologou mais 711 hectares como área pertencente aos povos indígenas da região.
Salvador disse que as famílias que estão residindo e cultivando as terras, terão que deixa-las, pois, elas já são de propriedade da reserva. “Eles poderão colher a sua produção, mas não poderão mais plantar nas áreas”, disse. Além disse, o Cacique explicou que as indenizações serão feitas através do INCRA e pagará as benfeitorias realizadas nas propriedades. “Se alguém construiu uma cerca no local receberá por ela”, explicou.
Sobre o projeto turístico Águas do Prado, construído pela iniciativa privada, que reúne um grande número de turistas todos os anos, será desativado. “Não poderemos manter essas visitações, tivemos problemas com pessoas que entraram portando drogas e se relacionaram com nossas indígenas”, pontuou.
O Cacique Luiz Salvador acrescentou que os índios não querem confronto com ninguém, apenas estão reivindicando um direito conquistado por eles. Salvador disse ainda que vai buscar com as autoridades Federais a implantação de uma universidade destinada aos povos originários. Na reserva vivem hoje cerca de 70 famílias da tribo Kaigang.
Luciano Belinaso – Jornalismo Grupo Chiru