1.299 atendimentos em abril no Centro Especialidades Médicas de Panambi
O Centro de Especialidades Médicas, unidade integrante da rede municipal de saúde é responsável pelos atendimentos nas diversas especialidades médicas, além de oportunizar exames e testes necessários para o diagnóstico de doenças, bem como contemplar o acompanhamento preventivo da saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Centro de Especialidades Médicas, trata-se portanto, de uma unidade de saúde vinculada a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sob a coordenação da enfermeira Silmara B. Getelina, sendo que durante o mês de abril foram efetuados 1.299 atendimentos nas diversas especialidades médicas e exames.
Conforme os dados apurados, durante o mês de abril, foram efetuadas 776 consultas com os profissionais médicos especialistas, já o total de exames procedidos foram 523, sendo destes 115 Biópsias enviadas, 142 Ultrassom, 135 Eletrocardiogramas e 131 Mamografias.
A SMS além dos atendimentos acima elencados, efetua o transporte dos usuários do SUS, para consultas, autoriza e encaminha, exames de Ultrasom e Eletrocardiograma e tratamentos de saúde para outras localidades, administra vacinas, presta atendimentos através dos profissionais: Assistente Social, Fonoaudióloga, Nutricionista, Psicólogas e Neurologista. Além de, oportunizar atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA 24H), Clinica de Fisioterapia e SAMU.
A estrutura da SMS ainda conta com 12 (doze) Estratégias de Saúde da Família (Postos de Saúde), 1 (uma) Unidade Básica de Saúde, situado no Loteamento Armindo João Stahlhofer, duas Academias de Saúde e Ambulatório de Saúde Mental. Além de ter também em sua estrutura o agendamento/regulação, Farmácia Municipal e do Estado, Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental.
A Equipe Gestora da SMS, reforça a importância de que o paciente que não possa comparecer a consulta ou exame marcado informe antecipadamente pelos telefones de contato 3375 7653 / 8789 / 6490, para assim viabilizar que outro usuário do sistema de saúde possa acessar o serviço.