Nascidos em setembro e outubro recebem o abono do PIS na próxima quinta-feira (15)

A partir do dia 15 de junho, quinta-feira da próxima semana, os trabalhadores nascidos nos meses de setembro e outubro que se enquadrem nos critérios estabelecidos por lei terão a oportunidade de receber o abono salarial do PIS. Ao mesmo tempo, os servidores públicos com números finais de inscrição 6 e 7 poderão sacar o Pasep.

 Para ser elegível ao benefício, é necessário ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2021 com carteira assinada e ter recebido até dois salários-mínimos durante esse período. Além disso, é fundamental estar inscrito no PIS ou Pasep por, no mínimo, cinco anos e ter as informações corretas registradas no sistema.

Não têm  direito ao abono salarial trabalhadores  como empregados domésticos, trabalhadores rurais empregados por pessoa física, trabalhadores urbanos empregados por pessoa física e trabalhadores empregados por pessoa física equiparada à jurídica.

O valor do abono salarial varia de acordo com o tempo trabalhado em 2021 e pode chegar a um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.320.

No caso do Pasep, é exigido que o servidor esteja inscrito no programa há pelo menos cinco anos e tenha as informações corretas registradas no sistema. O valor do benefício varia de acordo com o tempo de trabalho e é calculado da mesma forma que o PIS.

O calendário do abono do PIS/Pasep encerra dia 17 de julho quando recebem os trabalhadores enquadrados no PIS que nasceram em novembro e dezembro e os funcionários públicos que tem o cartão de inscrição de finais 8 e 9.;

O dinheiro ficará disponível até o dia 28 de dezembro.