Limpeza do Rio Fiúza vai continuar em Panambi

Iniciado em 2018, o trabalho regular de limpeza do Rio Fiúza busca desobstruir o leito e suas margens, assim como limpar o lixo depositado de maneira irresponsável nas suas águas e margens.

Neste ano, após vistoria, foi identificada a presença de troncos e galhos de árvores que estavam comprometendo a passagem das águas, e a presença de vários tipos de lixo depositados de forma ilegal no local, como brinquedos infantis, fogões, geladeiras e tanques de lavar roupas.

O prefeito Daniel Hinnah disse que esta atividade é um anseio da comunidade, especialmente porque melhora a vazão do rio, prevenindo e dificultando a ocorrência de enchentes e alagamentos.

Já o secretário de Infraestrutura, Paulo Schwingel, comentou que há muito trabalho a ser feito, exigindo a mobilização de diferentes setores, diversas equipes, ao longo de alguns meses. Além disso, depende também de condições climáticas favoráveis e da disponibilidade de equipamentos adequados, por isso é um trabalho contínuo.

Os setores ligados ao meio ambiente, tanto do serviço público como de entidades comunitárias, contribuem com orientações úteis para minimizar o impacto ambiental desta atividade, garantindo que não cause desequilíbrio aos ecossistemas ribeirinhos.