Vereadores eleitos em Ijuí ano que vem receberão 13º salário e aumento de 33 % nos vencimentos
Foi aprovado em Ijuí uma espécie de 13º salário para vereadores a partir de 2025. A votação ocorreu em sessão extraordinária no mês de janeiro, tendo votação unânime para a chamada gratificação natalina. A informação passou desapercebida à época, sem debate e votada na mesma sessão .O assunto veio a tona somente ontem.
De acordo com a Rádio Repórter, em sessão extraordinária, convocada pelo presidente da Câmara de Vereadores Paulo Braga para o dia 19 de janeiro, foi votado e aprovado também projeto proposto pela Mesa Diretoria da Legislativo, concedendo aumento nos vencimentos do próximo prefeito, vereadores e secretários municipais de Ijuí. Os novos valores valerão para a legislatura de 2025 a 2028, beneficiando os eleitos no pleito municipal do ano que vem.
O Presidente da Câmara de Vereadores de Ijuí, Paulo Braga, frisou que o projeto estava previsto na Lei Orgânica e que “nenhum vereador atual está garantido para a nova legislatura”, ou seja, ninguém legislou em causa própria.
Justificou também a gratificação natalina, que será uma espécie de 13º terceiro salário, citando que municípios vizinhos também já pagam, como “Santo Ângelo, Bozano e Coronel Barros”.
“Tem gente que não entende, o vereador usa o próprio carro em visitas ao interior; tudo que gasta é por conta do vereador. A comunidade precisa entender que todo mundo vai no vereador, escolas, associações de bairros, do interior, igreja, pedir ajuda. Essas ajudas não saem com dinheiro da Câmara, e sim, do bolso do vereador”, relatou Braga.
Também aprovado na sessão, de forma extraordinária, o chamado índice de recuperação referente a 2022, de 5,93 %, já pagos aos vereadores desde janeiro deste ano. O subsídio atualizado de um vereador em Ijuí hoje está em cerca de 9 mil reais.
A Lei Municipal aprovada Lei 7.383 de 20 de Janeiro de 2023 cita que a definição dos novos valores está prevista na Constituição federal e na Lei Orgânica, elevando os subsídios para 36 mil reais(no caso do prefeito), e 18 mil reais (para vice e secretários) e 12 mil reais para os vereadores que forem eleitos no ano que vem.
Fonte: Rádio Repórter
Redação: Sulbrasileira