Familiares de presos interditam BR 285 em frente ao presídio estadual de São Luiz Gonzaga
Familiares de apenados da Penitenciária de São Luiz Gonzaga fizeram paralisação na tarde da segunda-feira, 07, em busca de direitos que teriam sido retirados, a partir das novas regras de visitação a unidade prisional.
Familiares presentes no movimento informaram que “Não aceitam as regras da Instrução Normativa nº 014/2023 GAB/SUP que tentam uniformizar os presos, gerando custos com roupas que alegam sequer terem condições de pagar. A redução do convívio com a família, com a retirada da visita de quarta-feira e a proibição da visita dos filhos menores de 01 ano e acima dessa idade, apenas uma vez ao mês. A redução da quantidade de potes de comida, que as famílias levam, já que o Estado não fornece alimentação suficiente para todos. Descontentamento com demais regras normativas para poder realizar a visitação dos mesmos.”.
Na penitenciária de São Luiz Gonzaga, familiares afirmaram que, os apenados começaram greve de fome ontem.
A Polícia Rodoviária Federal de Ijuí esteve no local e informou que a manifestação terminou ainda na tarde da segunda-feira (07).
Durante o protesto, o trânsito no local esteve paralisado e os motoristas tiveram que buscar desvio por dentro da cidade pela rua João Goulart que da acesso a rua Silva Jardim, até a ERS 168.
A Penitenciária de São Luiz localizada nas margens da BR 285 Km 570 tem atualmente 326 detentos para uma capacidade máxima de abrigar 138 presos.
Fonte e Foto; Fernando Maya Comunicações
Redação: Sulbrasileira