Prefeito Daniel e secretários representam Panambi no Seminário Previdência Sustentável em Brasília

Gestores municipais de todo o país estiveram na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na quarta-feira, 23 de agosto, para participar do Seminário Técnico com o tema Previdência Sustentável: o equilíbrio financeiro e atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social municipais é possível.

O seminário teve o objetivo apresentar e debater alternativas de sustentabilidade para os regimes previdenciários municipais.

O Prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, com o secretário de Administração Andre Alves Batista e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental Rafael Jacques de Oliveira participaram como painelistas apresentando o exemplo de Panambi na plenária que trouxe o tema “Sinergia entre o desenvolvimento local e a sustentabilidade previdenciária”.

Ao iniciar o debate, a consultora da CNM Ivna Trevas apresentou sobre como o Projeto Previdência Sustentável foi aplicado nos Municípios ao focar nos pilares do Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável. “Entendemos que o desenvolvimento é feito por pessoas trabalhadoras e investidoras em cada Município. Por isso, no escopo do projeto Previdência Sustentável, trabalhamos com grupos de trabalho que representam o setor público, o setor privado e, quando possível, a sociedade civil do Município. E aí sim, teremos um plano de desenvolvimento local que faça sentido”, completou.

O Projeto Previdência Sustentável, além de diagnosticar os problemas, objetiva a implementação de um conjunto de ações para o enfrentamento do desequilíbrio fiscal que passam os Entes, especialmente quanto à situação financeira e atuarial do RPPS. Para tanto, o projeto selecionou 60 localidades que receberam apoio técnico para reformar seus fundos previdenciários e promover uma melhor rentabilidade. Panambi (RS) é um dos municípios participantes do projeto.

Segundo o prefeito Daniel Hinnah, entre um dos resultados do Município está o aumento das empresas ativas na localidade. “O Município cresceu: registramos aumento na população, melhor renda, maior número de empresas e resultados positivos na previdência municipal. A administração pública precisa ter uma visão ampla, tomar as decisões certas e encarar os desafios. Entre os resultados temos a gestão dos recursos que hoje nos permite manter investimento qualificando ainda mais a nossa cidade”, disse.
“Acredito que Panambi sai desse evento como nosso grande destaque no projeto”, comentou Ivna Trevas, consultora da CNM. Ao complementar, o coordenador do Projeto Previdência Sustentável, Leonardo Rolim, ressaltou que o mundo inteiro tem avançado rumo à capitalização. Ao citar os Fundos, exemplificou: “o fundo de energia, por exemplo, tem como seus principais investidores os Regimes Próprios. Ele faz com o que o país avance na questão ambiental, gerando emprego e renda e rentabilidade para a previdência”, disse.

Paralelamente ao evento em Brasília, o diretor do PanambiPrev, Marcelo Winterfeld, acompanhado do conselheiro Osmar Subtil Ferreira, e dos servidores Darci Wandscher e Emanuele Franco, participaram nesta semana de uma capacitação sobre Regimes Próprios de Previdência, em Porto Alegre.