Brasil deve continuar sem horário de verão em 2023
O horário de verão, extinto em abril de 2019, não deve voltar em 2023. Técnicos do Ministério de Minas e Energia avaliam que o planejamento do setor está robusto e garante o devido fornecimento energético.
Conforme especialistas da área, o horário de verão perdeu força após novos hábitos sociais surgirem, a exemplo do uso de ar-condicionado dentro das moradias de grande parte da população.
Segundo informações, o Brasil entra no período de maior calor com os reservatórios das hidrelétricas em nível elevado, o que garante a energia de fontes renováveis, como solar e eólica, que endossam uma oferta firme a custos menores.
A fim de fazer com que as noites caiam mais tarde e o dia passe a sensação de ser mais longo, o horário de verão estabelecia que os relógios fossem adiantados por uma hora, entre os meses de outubro e fevereiro. O objetivo da medida, que começou na década de 1930 e foi instituída em outras nove oportunidades, era reduzir o consumo de energia, aproveitando por mais tempo a luz natural do sol.
Foto e Foto: Jornal Boa Vista