Ferrovia Norte-Sul :Estudo está incluído no novo PAC do governo federal

econhecimento da demanda é importante e reforça a mobilização regional para que o traçado no RS passe por Panambi

O Governo Federal anunciou a inclusão do estudo do traçado da Ferrovia Norte-Sul no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que estimou um investimento de 1,7 trilhão de reais em todos os estados do Brasil. No cronograma está incluído o estudo de novo trecho de concessão da Ferrovia Norte-Sul entre Chapecó e Rio Grande.

A Ferrovia Norte-Sul, de acordo com o estudo de viabilidade econômica e ambiental (Evetea) realizado em 2015, terá seu traçado inicial passando por Caibi em Santa Catarina, adentrando o estado gaúcho e percorrendo cidades como Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Panambi, Cruz Alta, Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Santa Maria, Restinga Seca, Cachoeira do Sul, Cristal, Pelotas e Rio Grande.

Essa decisão demonstra a importância da mobilização regional para consolidar esse traçado da Ferrovia no RS. “A Ferrovia Norte-Sul é uma oportunidade única para impulsionar o desenvolvimento econômico e a conectividade de nossa região com outros municípios gaúchos e com outros estados. A inclusão do avanço do estudo no novo PAC é um passo importante para alcançarmos esse objetivo, que temos defendido junto com outras lideranças perante o Governo Federal”, afirmou o prefeito Daniel Hinnah.

A mobilização conta com apoio da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP), por meio do seu presidente e prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing. “Há outras regiões reivindicando o traçado, mas até hoje o único estudo de viabilidade realizado é o nosso”, comentou o prefeito Evandro. “Por isso, buscamos apoio do Governo Federal junto com outros municípios ao longo do traçado para garantir que a Ferrovia Norte-Sul se torne uma realidade e traga benefícios tangíveis para nossas comunidades”.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de Panambi, Rafael Jacques de Oliveira, acrescentou: “conversamos com os prefeitos do Oeste de Santa Catarina, da Amuplam, da Amuceleiro, da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e da Região de Santa Rosa. Todos esses municípios aprovam nossa defesa de traçado”.

A inclusão da ferrovia no novo PAC é vista como um marco para a integração econômica e logística dos municípios ao longo de seu percurso. Além disso, representa uma resposta positiva à ação liderada pelo prefeito Daniel Hinnah e pelo secretário Rafael, que têm defendido com veemência a passagem da ferrovia por Panambi, conforme estudo de viabilidade de 2015.

A Ferrovia Norte-Sul representará não apenas um avanço logístico e econômico, mas também uma oportunidade de fortalecer o desenvolvimento sustentável, reduzindo a dependência de estradas e promovendo o transporte mais eficiente de cargas em todo o Brasil. O estudo do traçado, agora incluído no PAC, é uma resposta do Ministro da Infraestrutura, Renan Filho, à mobilização regional realizada em Brasília no início do mês de julho deste ano, dentre outros movimentos.