Cruz Alta registra onda de estelionatos
A exemplo de Panambi, em Cruz Alta os estelionatos são as principais causas de registros policiais.
Em Panambi, no período de 1º de janeiro a 31 de agosto deste ano foram 218 ocorrências e em Cruz Alta, no mesmo período 342 registros.
Somente ontem em Cruz Alta foram mais quatro ocorrências de estelionatos registradas na Delegacia de Polícia daquela cidade.
Na primeira situação, o comunicante informa recebeu uma conversa via aplicativo, de um conhecido que solicitava que ele efetuasse um pagamento, pois não estava conseguindo. A vítima, acreditando estar realmente conversando pelo aplicativo com essa pessoa, solicitou os dados de chave Pix para que pudesse processar as transações.
Realizou um primeiro Pix e logo em seguida recebeu novo pedido, para outra chave Pix e novamente realizou a transação. Na sequência, foi feito um terceiro pedido, mas a Vítima desconfiou, e fez ligação telefônica para o amigo e este informou que seu telefone havia sido clonado e que não era ele quem estava pedindo as transações via Pix. O valor do prejuízo não foi revelado.
Na segunda ocorrência, o estelionatário utilizou o mesmo modus operandi.
A vítima relata que recebeu uma mensagem oriunda de um perfil onde aparecia a fotografia de um conhecido, e com o mesmo número utilizado por ele, onde era solicitado um empréstimo, até o final desta tarde, e em mensagens seguintes, foram repassados outros dados para que fosse efetuado esse empréstimo via Pix.
Acreditando estar falando com seu conhecido, a vítima resolveu então fazer esse empréstimo, e efetuou a transferência via Pix. Após a transação, percebeu que o beneficiário não era seu conhecido. Desconfiado, um irmão do comunicante fez contato com o conhecido e informou o ocorrido, e este constatou que se tratava de uma fraude.
Na terceira ocorrência registrada na DP de Cruz Alta, o comunicante informou que deixou de ter acesso ao seu aplicativo de mensagens. Logo em seguida passou a receber ligações de amigos e conhecidos, questionando-o sobre mensagens que o comunicante teria enviado pedindo transferências de valores diversos para os contatos.
Refere que essas mensagens foram enviadas por terceiros por meio de seu aplicativo de mensagens.
Em outro registro ,a vítima relata que recebeu , via plataforma digital, mensagens de um perfil, o qual se identificou como uma franquia.
Ofereceram para a comunicante a participação de um sorteio, pedindo seus dados para cadastro. Relata que passou sua data de nascimento, seu telefone com DDD, e-mail e nome completo. Momentos depois recebeu um código via SMS, o qual repassou via ligação na própria plataforma digital para a pessoa que lhe pediu os dados. Logo depois, percebeu que havia perdido o acesso ao seu aplicativo de mensagens.
Ainda, ficou sabendo por meio de terceiros que estavam enviando mensagens através de seu aplicativo, como se fosse a comunicante e pedindo transferências via pix.