Alto consumo está provocando interrupções no fornecimento de água em Panambi

Economias localizadas nos bairros Pavão, Arco Íris, Alto Paraíso, Serrana, Pavão, Piratini, Arco Íris, Jardim Paraguai, São Jorge e Erica e Loteamentos Alves Klaesener 1 e Armindo João Stahlhofer  ficaram duas tardes seguidas sem  abastecimento de água. As interrupções ocorreram nas tardes da sexta-feira 20 e no sábado dia 21

Já na manhã do domingo foram afetados consumidores dos Bairros Agrovila , Alvorada , Becker , Bela Vista , Italiana , Jaciandi , Loteamento Monalisa I , Morro do Grosse , Planalto , Trentini e  Zona Norte .

De acordo com o gerente substituto Vagner Winter da Silva, o problema foi originado pelo excesso de consumo sobrecarregando o sistema de abastecimento.

Para o gerente da estatal, as famílias aproveitaram o final de semana de sol para fazer limpezas e lavar roupas , veículos dentre outras situações e com isso, o consumo de sexta-feira, sábado e no domingo foi elevadíssimo, superando a capacidade de produção do sistema.

Explicou ainda que, o consumo nestes dias oscilou muito dependendo do horário. Mas em média, o consumo foi em torno de 50% a mais que o normal, chegando a 70% no chamado horário comercial sobrecarregado o sistema e causando desabastecimento em várias localidades.

 Pra citar um exemplo, o gerente da Corsan citou que,  uma família que em média lava uma máquina de roupa por dia, devido a chuva na semana, ficou vários dias sem lavar e no final de semana com o sol e o calor, lavadas em torno de três ou quatro máquinas com roupas para aproveitar o dia, sem contar a limpeza da casa e do carro.

Vagner Winter da Silva  informou que, devido a grande demanda no município, está sendo construída a nova estação de tratamento com o dobro da capacidade que temos hoje, que resultará após de pronta, no triplo que temos hoje. Enquanto ela não estiver pronta, os problemas de abastecimento podem ocorrer quando o consumo exceda a capacidade do sistema fazer o tratamento da água.