Dengue: Panambi apresenta alto risco de infestação
Apesar da continuidade dos mutirões de limpeza nos bairros, o resultado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti – LIRAa, efetuado nos dias 23 e 24 de outubro, pelo Setor de Vigilância Ambiental, vinculado a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou um resultado preocupante.
Em Panambi já haviam sido realizados dois levantamentos (LIRAa) este ano, sendo em janeiro com o resultado de 2,5%, considerado médio risco, em agosto apresentou um resultado de 0,8%, baixo risco, porém, este terceiro levantamento feito entre os dias 23 e 24 de outubro apresentou 4,2%, percentual considerado alto risco.
O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, conseqüentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença. Ratificando, que de acordo com o Ministério da Saúde (MS), apresentam médio risco para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, os municípios que têm índice entre 1,0 e 3,9. Abaixo de 0,9 é considerado como de baixo risco e a partir de 3,9 como sendo de alto risco.
Os gestores Secretário Municipal de Saúde Romário Heitor Malheiros e o Prefeito Daniel Hinnah, reforçam a importância de que os Agentes de Combate às Endemias (ACE’s), devidamente uniformizados e identificados, possam adentrar nos estabelecimentos independente de ser imóvel residencial, industrial ou comercial, pois assim, estarão desempenhando com eficiência e celeridade as suas atribuições previstas na legislação, uma vez que trata-se de saúde pública.