Panambiense João Paulo Deckert e Henrique Fernandes vencem a 45ª Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana

A 45ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul foi encerrada noite de sábado (9) em Uruguaiana, na fronteira do Brasil com a Argentina.

A música “Canto Saudade ao Caraguatá” foi a ganhadora da Calhandra de Ouro, consagrando a dupla de compositores Henrique Fernandes e João Paulo Deckert, que em julho passado já havia vencido a Coxilha Nativista em Cruz Alta. 

Os músicos de Panambi lembraram do pseudônimo “Caraguatá”, usado por Telmo em algumas composições suas nas décadas de 1960 e 1970. João Paulo Deckert foi também o intérprete da canção. Além de vocalista, ele toca bandoneon.

A música vencedora da Califórnia teve a premiação paralela de “melhor letra”.  Telmo de Lima Freitas, o músico homenageado, faleceu em 18 de fevereiro de 2021.

A Calhandra de Prata ficou com a canção “Quero de Lembrem de Mim”, de Rômulo Chaves e Nílton Ferreira. Nilton tentava um tricampeonato consecutivo na Califórnia, e teve o segundo lugar acompanhado pela premiação de melhor intérprete. 

Já a Calhandra de Bronze coube à canção “Antenado”, uma homenagem ao falecido músico uruguaianense Bebeto Alves composta e interpretada por Maurício Barcellos que teve o acompanhamento do Quarteto Sem Fronteiras.

Fonte: FM.rdplanalto

Foto: Prefeitura de Uruguaiana