Temporal deixa mais de 50 mil clientes sem luz na região central do RS
Ao menos 12 municípios da região central do Rio Grande do Sul ficaram sem abastecimento de energia elétrica desde a tarde passada após a passagem de um temporal . O sistema somente foi restabelecido na madrugada desta terça-feira (19) .
De acordo com a RGE, pelo menos, 50 mil clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido desde o começo da tarde, por conta da queda de três torres de transmissão de sinal.
Parte das cidades ainda contabiliza danos causados pelas chuvas e os ventos. Em Jaguari, uma pessoa ficou ferida por conta da mudança no tempo. O estado de saúde dela não foi divulgado.
Conforme o prefeito de Santiago, Tiago Lacerda, o temporal que atingiu a Região Central na segunda-feira provocou a queda de três torres da linha de transmissão entre São Vicente do Sul e Jaguari, afetando o fornecimento de luz e internet em ao menos 11 cidades.
O prefeito de Jaguari, Roberto Turchiello, relatou que diversos prédios e casas foram danificados, e inúmeras árvores caíram durante o temporal. Também houve registro de danos na rodoviária municipal. De acordo com o prefeito, além da falta de luz, a instabilidade no sinal de internet é outro problema que atinge a região. Não há previsão de restabelecimento do serviço no município. O prefeito ainda adianta que, nas próximas 24 horas, também deve faltar água potável na cidade.
Em Santa Maria, segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Adão Lemos, não há registro de danos até o momento. No entanto, o órgão monitora a possibilidade de nova instabilidade na região.
Conforme o prefeito de São Vicente do Sul, Fernando Pahim, o município esteve parcialmente sem luz desde às 16h. O serviço foi restabelecido nesta madrugada. Não há registro de danos em estruturas do município.
Lista de municípios com clientes que ficaram sem luz desde o início da tarde de ontem até por volta das 3h da madrugada desta terça-feira (19)
Jaguari
Jari
São Francisco de Assis
Mata
Santiago
Toropi
Quevedos
Dilermando de Aguiar
Nova Esperança do Sul
Capão do Cipó
Unistalda
Cachoeira do Sul
Fonte: GZH