Cidadãos enfrentam filas por nova identidade em todo o RS
A exemplo do que ocorre em todo o Estado, o posto de emissão de carteira de identidade em Panambi está registrando filas de cidadãos interessados no novo modelo do documento.
O Posto de Identificação em Panambi funciona em anexo a Delegacia de Policia.
De acordo com as informações, além da procura rotineira pela emissão do documento, há um aumento de demanda de pessoas que receberam uma informação falsa sobre um suposto fim do prazo para solicitar a nova versão da identidade. A informação não procede.
Os cidadãos têm até 2032 para substituir o modelo antigo pelo novo. A antiga carteira de identidade é válida até 28 de fevereiro de 2032. Logo, não é obrigatório trocá-la agora. Além disso, a população com idade acima de 60 anos tem a opção de não atualizar o documento.
No entanto, quem precisa viajar ao exterior terá que ter o documento atualizado. Conforme apurou a Redação da Sulbrasileira, muitos panambienses que viajaram para o exterior foram barrados por possuírem apenas a Carteira de Identidade antiga, documento que não é aceito, especialmente na Argentina e no Paraguai.
A nova carteira reúne o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número de todos os outros documentos, como Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo do governo é substituir gradualmente o antigo número de RG, o que significa que os cidadãos brasileiros passarão a ser identificados apenas com o número do CPF. A nova carteira de identidade não substitui a CNH ou o passaporte.
Outra mudança com a nova carteira de identidade nacional é que ela passa a ser aceita inclusive no formato digital. Além disso, terá prazos de validade diferentes conforme a idade dos cidadãos.
Crianças de até 11 anos, por exemplo, precisam atualizar o documento a cada cinco anos. Dos 12 aos 59, a emissão da carteira deve acontecer a cada 10 anos. A partir dos 60, o prazo de validade é indeterminado.
Podem ser incluídos dados como nome social, número do PIS/PASEP, do CPF, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, da Carteira Nacional de Habilitação, do Certificado Militar, do Título de Eleitor, do documento de identidade profissional e o Cartão Nacional de Saúde desde que apresente o respectivo documento original.
O documento também pode conter informações sobre tipo sanguíneo, fator RH e condições específicas de saúde que auxiliem no pronto atendimento em caso de emergências. Nestes casos é necessário apresentar exames laboratoriais e atestados médicos com CID e CRM.