Nasa Descobre nova Super-Terra que pode ter água e ser habitável
O TESS, Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito da NASA, anunciou a identificação de uma nova Super-Terra potencialmente habitável, com possíveis reservatórios de água, de acordo com astrônomos.
Os resultados da pesquisa, divulgados na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, revelam que esse planeta orbita uma estrela anã vermelha situada a uma distância de 137 anos-luz da Terra.
Denominada TOI-715b, a nova Super-Terra possui uma órbita mais estreita, completando uma volta em torno da estrela anã em apenas 19 dias.
Com dimensões semelhantes às da Terra, o planeta está localizado em uma zona habitável conservadora, termo usado para descrever áreas que poderiam sustentar água líquida.
A estrela TOI-715 é ligeiramente mais antiga que o nosso Sol, com aproximadamente 6,6 bilhões de anos. Os pesquisadores observam que ela exibe um “baixo grau de atividade magnética” e possui uma luminosidade moderada.
A designação de ‘zona habitável conservadora’ indica uma região ao redor de uma estrela onde um planeta recebe uma quantidade de radiação solar semelhante à Terra.
Para os cientistas da NASA, essa descoberta não apenas amplia nosso conhecimento sobre planetas semelhantes à Terra, mas também abre perspectivas para a possibilidade de encontrar vida em outros locais do universo além do nosso planeta.
Os astrônomos especulam que a descoberta aumenta a probabilidade de encontrar formas de vida na nova Super-Terra, abrindo novos horizontes para a exploração cósmica.
Agora, o JWST (Telescópio Espacial James Webb) está programado para examinar esse novo mundo, oferecendo novos insights. Aguardamos ansiosamente as próximas descobertas.
Fonte: Só notícia Boa
Foto: reprodução / NASA