RS terá semana com onda de calor e possibilidade de recorde de temperatura para o ano
A semana será marcada por um forte aquecimento sobre o Rio Grande do Sul e, de modo geral, a região Sul do Brasil. O motivo é um sistema de alta pressão atmosférica que deve predominar reduzir a umidade no ar e, consequentemente, as condições para a chuva. Por esse motivo, os próximos dias serão de sol e pouca chuva no Estado.
Segundo Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, os níveis de umidade devem baixar em todo o RS, chegando a níveis entre 20% e 30% em grande parte do Estado ao longo da semana.
— Será uma semana excepcional. Vínhamos de dias quentes, mas com muita umidade. A umidade e o calor estavam fazendo com que as nuvens carregadas se formassem com facilidade. Agora, a situação é contrária: o sistema de alta pressão reduz a umidade, a nebulosidade e, consequentemente, a chance de chover — resume Josélia.
O tempo só deve mudar na sexta-feira (15) de forma generalizada no RS. Neste dia, o sistema de alta pressão perde força e, com isso, são esperadas pancadas de chuva em todo o Rio Grande do Sul, com risco de temporais, em especial na região da fronteira com o Uruguai.
Com relação à temperatura, a máxima chegará, em Panambi na sexta-feira com 37ºC. Entre hoje e quinta-feira a temperatura deve registrar entre 32ºC e 35ºC.
Em relação à chuva, a Climatempo prevê para Panambi, chuva isolada na sexta-feira e pancadas de chuva entre o sábado dia 16 e a quinta-feira da semana que vem dia 21 com acumulado ficando ao redor de 40 mm.
Fonte: GZH
Redação: Emissora Sulbrasileira