Panambienses são vítimas do Golpe do Bolsa Família
Beneficiários do programa do governo federal Bolsa Família em Panambi tem sido alvo da ação de criminosos. Nos últimos dias, de acordo como já informou a Emissora Sulbrasileira, vários panambienses foram vítimas.
Em um dos casos registrados esta semana, uma das vítimas, morador no interior de Panambi informou que recebeu mensagens DDD 11 que é do Estado de São Paulo solicitando atualização cadastral para recebimento do Bolsa Família. Entrou no link enviado e colocou seus dados.
Passados alguns minutos receba notificação do aplicativo Caixa Tem informando que saque do beneficio havia sido realizado no valor de R$ 606,34.
Somente então entendeu que havia sido vítima de estelionato e foi orientado a registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia.
De acordo com autoridades policiais, durante o golpe, a vítima é orientada via ligações e mensagens a fazer o recadastrando no programa, quando na realidade está tendo a conta invadida.
O golpe é aplicado em duas etapas: ligação e mensagens. O criminoso faz contato com a vítima por ligação e se identifica como sendo um representante do aplicativo Caixa Tem.
Com informações preliminares sobre as vítimas, o contato explica que o beneficiário corre o risco de perder o direito ao benefício caso o cadastro não seja atualizado imediatamente.
Neste momento, a conversa é conduzida para um aplicativo de mensagens e os criminosos tanto podem solicitar o envio de códigos, quanto enviar links externos que direcionam as vítimas para outros canais.
Em posse de informações pessoais, a conta da vítima é invadida e, em alguns casos, bloqueada.
De acordo com a Delegacia de Polícia de Panambi, no caso do programa Bolsa Família, a comunicação é feita apenas de forma presencial no caso em Panambi pelo CadÚnico ou pelo aplicativo oficial Caixa Tem.