Reconstrução da Ponte da Andrade Neves terá licitação em 20 de maio
A ponte da Rua Andrade Neves, nas proximidades da Feira do Produtor, sofreu danos após a sequência de fortes chuvas no início de 2024. A Administração Municipal, seguindo avaliações de engenharia e da Defesa Civil e projetando o ritmo de crescimento de Panambi, concluiu haver necessidade de um projeto que fosse além de mera reforma. Sendo uma das principais vias do município, a tendência é de aumento constante do tráfego de veículos e, portanto, o ideal é substituir a antiga estrutura por outra nova, que sirva melhor a comunidade e com maior segurança por longo tempo.
Desta forma, desde a ocorrência dos danos, desenvolveu-se um projeto pertinente à nova realidade. Respeitando os trâmites legais do setor público para contratar a construção da nova ponte, a licitação está com edital publicado e data marcada para o próximo dia 20 de maio. Vencidas as exigências legais do processo, a Prefeitura estima que a obra deva ter início em junho.
Na contratação, está previsto que a obra deverá ser feita de forma que a interdição total do trânsito aconteça pelo menor tempo possível, ou seja, que seja primeiro construída a parte que está atualmente interditada e depois a outra parte.
Enquanto isso, a fim de preservar a estrutura existente para não interditar totalmente o fluxo na via, a partir do dia 03 de maio será permitido o trânsito apenas de veículos leves, como carros e motos, na Rua Andrade Neves entre a rótula da Rua General Osório e a rótula da Rua Konrad Adenauer. Todos os veículos com mais de 4 toneladas, inclusive o transporte coletivo, deverão usar vias alternativas.
A Administração Municipal avalia o transtorno, mas informa que todos os trâmites legais estão sendo cumpridos e entende que esta é mais uma obra de grande importância para o futuro de um município que vem crescendo muito acima da média, cuja população merece as melhores soluções.